Pular para o conteúdo
Mundo

EUA e Cuba reabrirão embaixadas no dia 20 de julho

Carta de Obama chegou ao governo cubano na manhã desta quarta-feira
Arquivo -

Carta de Obama chegou ao governo cubano na manhã desta quarta-feira

 Após mais de 50 anos, e Estados Unidos voltarão a abrir suas respectivas embaixadas no dia 20 de julho, informou em nota o Ministério das Relações Exteriores cubano nesta quarta-feira (1º).

Mais cedo, uma carta do presidente norte-americano, Barack Obama, dirigida a seu homólogo cubano, Raúl Castro, confirmou a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre as nações. Ao meio-dia (horário de ), o líder dos EUA irá fazer um pronunciamento sobre o tema.

“O ministro interino das Relações Exteriores, Marcelino Medina González, recebeu nas primeiras horas da manhã de hoje, na sede da Chancelaria, o chefe Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana, Jeffrey DeLaurentis, que entregou uma carta […] que confirma a decisão de restabelecer as relações diplomáticas”, escreveu a pasta.

O anúncio desta quarta é o resultado de seis meses de intensas negociações sobre o tema, desde 17 de dezembro do ano passado, quando os governos de ambos os países anunciaram que decidiram restabelecer as relações em nível de embaixadas – rompidas desde 1961.

É também resultado da solicitação de Obama ao Congresso de retirar a ilha da lista de “financiadores do terrorismo”. Essa era uma condição fundamental para Castro permitir a reabertura das embaixadas.

Desde o pronunciamento conjunto dos dois mandatários, diversas ações de reaproximação foram sendo retomadas – desde o transporte marítimo entre as nações até a troca de prisioneiros considerados “espiões”. Como forma de celebrar o acordo, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, é aguardado em Cuba no final de julho para uma cerimônia de hasteamento de bandeira em frente à Seção de Interesses, que passará a ter valor de embaixada.

Antes de dezembro, foram necessários 18 meses de reuniões secretas – mediadas em grande parte pelo papa Francisco – para que os dois países normalizassem suas relações diplomáticas.

Porém, mesmo com a abertura, dois pontos principais ainda ficarão sem definição: o fim do embargo econômico à ilha, que precisa ser aprovado pelo Congresso dos EUA, e o fechamento da base naval e presídio de Guantánamo.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Apaixonados pelo vôlei aproveitam a oportunidade para marcar presença na arquibancada e acompanhar todos os lances

Esportes

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Entre milhares de cliques, de fãs e profissionais, estão os registrados pelas lentes de Giovani Neves de Souza, 38 anos, fotógrafo esportivo contratado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para ser o responsável pelas imagens de divulgação oficial da competição

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz