Pular para o conteúdo
Mundo

Médicos sem Fronteiras envia reforços ao Haiti

Os casos de cólera espalham-se no país
Arquivo -

Os casos de cólera espalham-se no país

A organização ‘Médicos Sem Fronteiras’ (MSF) levou quase 20 profissionais ao para auxiliar o trabalho de atendimento às vítimas do Matthew. Da organização, cerca de 26 pessoas já atuam no local. As informações são da Agência Brasil.

Quatro brasileiras – uma enfermeira, uma médica, uma administradora e uma promotora de saúde que fica responsável pelo contato com a comunidade avisando dos serviços disponíveis para sobreviventes – integram o grupo. As profissionais devem se dividir, até amanhã (13), entre as cidades de Les Cayes e Jérémie, em ações que podem durar um mês.

As equipes que estão em campo na península de Tiburón e nas províncias de Artibonite e Nord-Ouest afirmam que as pessoas estão acesso à água potável. Além disso, explicam que o surto de cólera que já tinha sido identificado no local pode se agravar.

Províncias

Há províncias como Artibonite e Nord-Ouest em que centros de saúde e de tratamento da doença foram danificados. Os moradores que vivem nesses locais perderam poços e redes de água tratada, e agora usam água de rios e outros pontos sem tratamento. 

Em Port-à-Piment, foram registrados cerca de 40 casos da doença. A falta de água potável também é problema em Petite Rivière de Nippes, onde a equipe realizou cerca de 200 consultas médicas nos últimos dias, principalmente de feridos nos pés após terem caminhado em áreas inundadas.

Na cidade de Jérémie, onde o hospital de referência foi atingido e ficou sem água e eletricidade, há grande concentração de sobreviventes. A cidade recebeu o primeiro pelotão da Minustah (Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti) no último dia 7. O pelotão foi encarregado de abrir estradas para que os caminhões com água e comida chegassem às populações afetadas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que há registro de cerca de 28 mil casos de cóleradesde o início do ano e mais de 240 mortes. A ONU (Organização das Nações Unidas) – que já tinha alocado US$ 5 milhões para assistência aos afetados no Fundo Central de Resposta de Emergência -, fez um apelo para que a comunidade internacional de doadores reúna cerca de US$ 120 milhões para a resposta humanitária.

O Furacão Matthew, de categoria 4, assolou o país caribenho no último dia 4, com ventos de 235 quilômetros por hora, deixando rastros de destruição em todo o Caribe e no Sudeste dos Estados Unidos. Segundo números da ONU, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas no país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gaby spanic a fazenda

Chocante? Gaby Spanic revela quem quer que vença A Fazenda 17 e quem não quer que ganhe de jeito nenhum

Em alusão ao mês da Consciência Negra, Casa de Cultura terá oficina gratuita de capoeira

Justiça nega abuso e libera Ifood cobrar taxa de consumidores em Mato Grosso do Sul

Moradora de Campo Grande abre vaquinha para concluir tratamento de saúde

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

VÍDEO: Imagens mostram momento de acidente que deixou 3 feridos, entre eles uma criança

Últimas Notícias

Polícia

Assassinado em lava rápido foi executado com 10 tiros no tórax por dupla em motocicleta

A outra vítima segue internada no hospital

MidiaMAIS

Estão abertas as inscrições para participar do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Atividade é promovida pelo Festival Curta Campo Grande

Política

Comissão de Reforma Agrária aprova novas regras para registros de terras na fronteira

Senadora Tereza Cristina apoiou texto aprovado na Comissão, após relatar projeto na CRE

Mundo

Trump se contradiz sobre realização de reunião com Xi Jinping e aumenta incerteza de encontro

Republicano afirmou que tarifas adicionais a China são questões que envolvem segurança nacional