Pular para o conteúdo
Mundo

Medida quer instituir prisão para veganos que não deem carne aos filhos na Itália

Caso surgiu após criança desnutrida ser levada a hospital
Arquivo -

Caso surgiu após criança desnutrida ser levada a hospital

Quem decide quais alimentos uma criança irá receber? A gente poderia dizer que são os pais ou a família em geral e até, com alguma boa vontade, lembrar que a sociedade tem um papel fundamental nessa decisão. Na Itália, o Estado também pode acabar interferindo na alimentação dos pequenos.

Parece loucura, mas é isso mesmo. A polícia italiana removeu um bebê de apenas 14 meses dos pais no mês passado porque eles eram veganos. Tudo bem que, nesse caso, a medida só foi tomada após o bebê chegar a um hospital sofrendo de desnutrição severa e um nível de cálcio muito abaixo do adequado. Segundo os avós do bebê, que o levaram ao hospital, seus pais o alimentavam com uma dieta estritamente vegana.

O caso repercutiu e acabou dando origem a uma proposta de lei que prevê até quatro anos de cadeia para pais que ofereçam uma alimentação “inadequada” para os filhos. A proposta pretende culpar criminalmente pais que ofereçam dietas que possam levar a deficiências em ferro, zinco e vitaminas importantes para o crescimento.

Em um trecho do projeto de lei, é mencionado que seu objetivo é “Estigmatizar o comportamento alimentar imprudente e perigoso imposto pelos pais que buscam uma dieta vegan, em detrimento dos menores“. Ao que tudo indica, a dieta vegana seria esta tal de “alimentação inadequada”, enquanto alimentos como refrigerantes, doces e comidas industrializadas continuariam liberadas por lá.

A medida tem recebido muitas críticas de pessoas que acreditam que isso fere as liberdades da família de decidir o que uma criança pode ou não comer, enquanto outros lembram que seria mais efetivo iniciar uma campanha de combate à obesidade infantil no país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após chuva, umidade relativa do ar aumenta para 87% em Campo Grande

Construtora vai pavimentar loteamento em Itaporã por R$ 629 mil

Mulheres em moto paraguaia vão parar embaixo de caminhão após acidente com fraturas

Dourados passará a oferecer consultas com neuropediatra na rede municipal de saúde

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Com oficinas e mentorias, MS Fashion Hub oferece experiência imersiva de moda em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Mudança na Lei de Improbidade tira ex-prefeito de Paranhos de condenação

Nova legislação pede que o réu tenha tido a intenção ao cometer a improbidade — o que não aconteceu, na visão do juiz

Cotidiano

Governo anuncia leilão de mais de 2,8 mil mobiliários; confira os lotes e datas para visitação

O lance para algum dos nove lotes disponíveis pode ser feito até 6 de novembro

Brasil

Ônibus tomba na BR-423 e deixa 15 mortos

Ônibus tinha mais de 30 passageiros

Brasil

Polícia investiga celulares de noivo e sogro de mulher flagrada em casa paroquial

Noivo e sogro são investigados por cometer ao menos cinco crimes