Pular para o conteúdo
Mundo

Coreia do Norte proíbe saída de malaios e aumenta tensão

Ação desencadeou uma medida recíproca por parte da Malásia
Arquivo -

Ação desencadeou uma medida recíproca por parte da Malásia

A proibiu nesta terça-feira a saída de seu território dos cidadãos da Malásia, desencadeando uma medida recíproca de Kuala Lumpur contra funcionários diplomáticos norte-coreanos, o que aumenta a tensão bilateral após o assassinato de .

A relação diplomática entre os dois países é cada vez pior desde o assassinato em 13 de fevereiro, no aeroporto Kuala Lumpur, do meio-irmão do líder norte-coreano .

“Será proibida a saída do país de todos os cidadãos malaios presentes na República Popular Democrática da Coreia até que o incidente ocorrido na Malásia seja adequadamente resolvido”, informou a chancelaria norte-coreana, citada pela agência oficial KCNA.

Onze malaios se encontram atualmente na Coreia do Norte, o país mais fechado do mundo, de acordo com o ministério das Relações Exteriores da Malásia.

O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, criticou a proibição e ordenou uma medida similar contra “todos os cidadãos norte-coreanos na Malásia”. De acordo com analistas, a medida poderia afetar mil pessoas.

“Este ato aberrante, de tomá-los de fato como reféns, é totalmente contrário ao direito internacional e às normas diplomáticas”, afirmou em um comunicado o chefe de Governo malaio.

O ministério do Interior malaio havia anunciado a proibição de saída dos norte-coreanos da Malásia, mas com a medida limitada aos funcionários da embaixada norte-coreana em Kuala Lumpur.

Enquanto durar a proibição de saída de seu território, garante Pyongyang, os diplomatas e cidadãos malaios poderão “trabalhar e viver normalmente”.

Durante anos, Pyongyang e Kuala Lumpur tiveram uma boa relação, que esfriou após o assassinato de Kim Jong-nam por duas mulheres que aplicaram o agente nervoso VX no meio-irmão do ditador norte-coreano.

As câmeras de segurança do aeroporto mostraram duas mulheres se aproximando da vítima e lançando algo em seu rosto. Segundo Kuala Lumpur, Kim Jong-nam faleceu em menos de 20 minutos e sua morte provavelmente foi muito dolorosa.

As duas mulheres, uma vietnamita de 28 anos e uma indonésia de 25, estão detidas acusadas de assassinato.

– Envolvimento da Coreia do Norte –

Desde o início do caso, a Coreia do Sul acusa o vizinho do Norte pelo assassinato e cita uma suposta ordem permanente de Kim Jong-un para matar o meio-irmão exilado.

Pyongyang não confirmou até o momento a identidade do homem assassinado e denunciou a investigação malaia como uma tentativa de prejudicar sua imagem.

Também rejeitou as conclusões da necropsia e sustenta que a vítima faleceu de um ataque cardíaco.

A crise diplomática levou a Malásia a expulsar na segunda-feira o embaixador norte-coreano e Pyongyang respondeu com uma medida similar em relação ao embaixador malaio.

Apesar da tensão, de acordo com a KCNA, a chancelaria norte-coreana expressou a esperança de que o governo malaio resolva a questão “de maneira justa e baseada na boa vontade”.

Os diplomatas e cidadãos malaios presentes na Coreia do Norte serão autorizados a “administrar seus assuntos e viver normalmente” durante o tempo que durar a proibição, completou a agência.

Kuala Lumpur suspeita que oito norte-coreanos desempenharam um papel na emboscada de 13 de fevereiro. Quatro fugiram da Malásia no dia do assassinato e um quinto foi liberado na semana passada por falta de provas.

O chefe da polícia malaia, Khalid Abu Bakar, afirmou nesta terça-feira que três suspeitos estariam escondidos na embaixada norte-coreana em Kuala Lumpur, que tem o acesso vigiado pelas forças de segurança da Malásia.

Para o analista sul-coreano Chang Yong-seok, a proibição anunciada aos malaios por Pyongyang tem por objetivo impedir a detenção dos suspeitos norte-coreanos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após abrir perfil fake e divulgar fotos íntimas de ex-namorada

Kombi fica destruída após pegar fogo durante entrega de pães em avenida de Corumbá

Patrícia Poeta vai às lágrimas ao expor quadro de saúde do filho; saiba o que aconteceu

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

trump

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsistas apresentam 100 projetos na maior feira científica de Mato Grosso do Sul

Neste ano, a FetecMS ocorre entre os dias 19 a 22 de outubro

Cotidiano

VÍDEO: incêndio dura mais de 24 horas em área de mata próxima a condomínio no Monte Alegre

Moradores estão preocupados de que as chamas atinga o residencial

Cotidiano

Após trégua, Serra do Amolar volta a registrar focos de incêndio

Brigadistas permanecem no local para combate de novos focos

Cotidiano

Transformador explode e fios atingem veículos de concessionária de luxo em Campo Grande

Moradores da região do Bairro Itanhangá ficaram sem energia nesta manhã