Pular para o conteúdo
Mundo

Ministro chileno cai após relativizar crimes da ditadura

O ministro chileno da Cultura renunciou nesta segunda-feira (13), meses depois de assumir a pasta, após críticas que fez ao museu de direitos humanos de Santiago virem à tona. Mauricio Rojas questionou a validade do Museu da História e dos Direitos Humanos, aberto em 2010, que documenta abusos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-90). O […]
Arquivo -

O ministro chileno da Cultura renunciou nesta segunda-feira (13), meses depois de assumir a pasta, após críticas que fez ao museu de de Santiago virem à tona.

Mauricio Rojas questionou a validade do Museu da História e dos Direitos Humanos, aberto em 2010, que documenta abusos durante a de Augusto Pinochet (1973-90). O museu foi inaugurado pela ex-presidente Michelle Bachelet, que foi torturada durante a ditadura.

“Mais do que um museu, é uma instalação cujo propósito é chocar o espectador, deixando-o atônito e impedindo que racionalize”, afirmou Rojas em um livro publicado em 2015. “É uma manipulação da história. Um uso impreciso e desavergonhado de uma tragédia nacional que tocou muitos de nós diretamente.”

As declarações vieram à tona no fim de semana, desatando uma onda de críticas tanto da direita quanto da esquerda, com músicos, escritores e atores encabeçando os pedidos para que renunciasse.

No sábado, Rojas disse nas redes sociais que o teor do comentário não reflete sua visão e que ele “nunca minimizou nem justificou as violações de direitos humanos inaceitáveis, sistemáticas e graves que ocorreram no Chile”.

O caso é mais uma dor de cabeça para Piñera, que teve de remover três ministros na semana, com apenas cinco meses no poder.  Piñera rejeitou os comentários de Rojas sobre o museu.

“No melhor interesse do nosso país, pelo bem-estar de nossos compatriotas e pelo bom funcionamento do nosso governo, decidi aceitar sua renúncia”, disse Piñera.

Entretanto,  o presidente afirmou também que tampouco compartilha a “intenção de certos setores de nosso país que pretendem impor uma verdade única e que não têm tolerância nem respeito pela liberdade de expressão e liberdade de opinião de nossos compatriotas”.

Rojas será substituído pela arqueóloga Consuelo Valdés. Cerca de 3 mil pessoas desapareceram e 28 mil foram torturadas durante a ditadura Pinochet.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inédita no Brasil, base veterinária no Pantanal promete salvar animais em áreas remotas

Com queda de 2,5% em setembro, varejo de MS completa 10 meses consecutivos de índices negativos

Caminhão furtado em Naviraí é recuperado com 15 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Envolvido na Máfia dos Cigarreiros, sargento Ricardo Campos Figueiredo é excluído pela segunda vez da PMMS

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Exposição feita por crianças com deficiência será exibida no Bioparque Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

Após reclamação de moradores por falta de iluminação, prefeitura faz manutenção em poste

Poste fica no cruzamento onde motociclista faleceu na noite desse domingo (19)

Transparência

Empresa vence licitação de R$ 4,7 milhões para concluir asfalto no Bosque das Araras, em Campo Grande

A empresa DMP Construções venceu a licitação para concluir as obras de pavimentação asfáltica no bairro Bosque das Araras, em Campo Grande, conforme termo de adjudicação e homologação publicado no Diogrande desta segunda-feira (20). A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) publicou o termo e a empresa vai executar obra da infraestrutura urbana, … Continued

Transparência

Sua rua está na lista? Prefeitura de Campo Grande abre licitação para asfaltar Residencial Botafogo

Serviço inclui ainda drenagem de águas pluviais

Famosos

Eita! Pai de Ana Castela dá bronca em Zé Felipe e na Boiadeira: ‘Não têm respeito’

Não gostou? Pai de Ana Castela, Rodrigo Castela deu o que falar ao mandar um recado para Zé Felipe e a filha