Pular para o conteúdo
Mundo

Negociações entre governo e oposição da Venezuela serão retomadas em Oslo

Representantes do governo e da oposição da Venezuela decidiram retornar a Oslo, capital da Noruega, para mais um esforço de mediação destinado a resolver a crise política no país sul-americano. A decisão foi anunciada neste sábado (25) pelo governo norueguês. As autoridades norueguesas irão mediar as discussões na próxima semana, em um sinal de que […]
Arquivo -
Presidente venezuelano Nicolás Maduro (Foto: Fabio Pozzebom/ Agência Brasil)
Presidente venezuelano Nicolás Maduro (Foto: Fabio Pozzebom/ Agência Brasil)

Representantes do governo e da oposição da decidiram retornar a Oslo, capital da Noruega, para mais um esforço de mediação destinado a resolver a crise política no país sul-americano. A decisão foi anunciada neste sábado (25) pelo governo norueguês.

As autoridades norueguesas irão mediar as discussões na próxima semana, em um sinal de que as negociações estão ganhando tração após meses de escalada nas tensões entre o presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó. A ministra das Relações Exteriores da Noruega, Ine Eriksen Soreide, elogiou os dois lados por seu comprometimento.

No início do mês, representantes dos dois lados viajaram ao país europeu para negociações, mas ainda não estava claro se o grupo continuaria engajado nas conversas em meio a tentativa frustrada da oposição para depor Maduro, em 30 de abril.

O esforço diplomático reflete o reconhecimento entre os venezuelanos de que nenhum dos lados conseguiu prevalecer na disputa pelo poder, deixando o país em um estado de paralisia política após anos de hiperinflação e racionamento de comida e medicamentos. Milhões de venezuelanos já deixaram o país, criando a maior crise de migração da América Latina.

Os Estados Unidos e uma lista de mais de 50 países apoiam o autoproclamado presidente Guaidó. Os norte-americanos também impuseram sanções sobre a venda de petróleo do país para tentar forçar a renúncia de Maduro, cujos aliados-chave são Cuba, Rússia e China.

A Noruega tem uma longa e bem-sucedida história de mediação de conflitos internacionais. O país esteve presente nas negociações de paz entre israelenses e palestinos, em setembro de 1993, e entre rebeldes maoistas e o governo das Filipinas, em 2011. Em 2002, o governo norueguês também intermediou o cessar-fogo entre o governo do Sri Lanka e os rebeldes do grupo Tigres de Libertação da Pátria Tâmil. Sete anos atrás, mediadores do governo colombiano e dos rebeldes das FARC realizaram na Noruega suas primeiras negociações diretas em uma década.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

buscas

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Bloqueios ocorrem para a realização de atividades culturais

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos

Polícia

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Suspeito usou uma faca para ameaçar a vítima que tenta a guarda dos irmãos de 11, 7 e 5 anos, em Aparecida do Taboado