Pular para o conteúdo
Mundo

Após “doar” 2 milhões de comprimidos ao Brasil, EUA suspendem uso de cloroquina

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (15) a decisão de revogar “a autorização de uso emergencial que permitia que o fosfato de cloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina fossem utilizados para tratar certos pacientes hospitalizados com COVID-19”. Agora, a recomendação só será incluída em um protocolo do governo caso haja comprovação científic...
Arquivo -

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (15) a decisão de revogar “a autorização de uso emergencial que permitia que o fosfato de e o sulfato de hidroxicloroquina fossem utilizados para tratar certos pacientes hospitalizados com COVID-19”. Agora, a recomendação só será incluída em um protocolo do governo caso haja comprovação científica de sua eficácia contra a covid e seu uso emergencial foi rejeitado.

A notícia vem poucas semanas depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar que os americanos estavam doando 2 milhões de comprimidos do medicamento para malária ao Brasil. 

Tanto Bolsonaro como o presidente americano, , defenderam entusiasmadamente o uso do medicamento para pacientes com covid, mesmo que sua eficácia contra o novo vírus não tenha embasamento científico, com estudos preliminares indicando, inclusive, que a cloroquina pode aumentar a mortalidade de pacientes infectados pelo .

Nos EUA, a imprensa americana levantou suspeitas sobre as intenções de Trump ao recomendar o uso da cloroquina, uma vez que alguns de seus assessores são acionistas da Sandofi, farmacêutica francesa que produz medicamentos à base do princípio ativo.

“Deixamos claro em toda a emergência de saúde pública que nossas ações serão orientadas pela ciência e que nossas decisões podem evoluir à medida que aprendermos mais sobre o vírus SARS-CoV-2, revisarmos os dados mais recentes e considerarmos o equilíbrio entre riscos e benefícios dos tratamentos para a COVID-19”, disse Anand Shah, Comissário Adjunto para Assuntos Médicos e Científicos da Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês).

“A FDA sempre sustenta suas decisões com as evidências mais confiáveis, de alta qualidade e atualizadas disponíveis. Continuaremos a examinar todas as autorizações de uso emergencial que a FDA emitiu e faremos mudanças, conforme apropriado, com base em evidências emergentes”, afirmou.

“Enquanto estudos clínicos adicionais continuam a avaliar o benefício potencial desses medicamentos no tratamento ou prevenção da COVID-19, nós determinamos que a autorização de uso emergencial não era mais apropriada. Esta ação foi tomada após uma avaliação rigorosa por cientistas em nosso Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos”, disse Patrizia Cavazzoni, diretora interina do Centro de Avaliação de Medicamentos do FDA.

OMS

Também nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que deverá tomar uma decisão sobre a manutenção ou não dos testes sobre o remédio.

No mês passado, a organização informou que o uso da hidroxicloroquina estava suspenso no ensaio clínico internacional Solidariedade (“Solidarity”). A decisão foi baseada em um estudo publicado na revista científica The Lancet. 

O estudo concluiu que o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, mesmo quando associadas a outros antibióticos, aumenta o risco de morte e de arritmia cardíaca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria