Pular para o conteúdo
Mundo

Sem estar doente, Trump diz tomar hidroxicloroquina

O presidente americano, Donald Trump, fez uma revelação surpreendente na segunda-feira, 18, ao afirmar que está tomando hidroxicloroquina, um medicamento antimalária que divide os especialistas de saúde sobre sua eficácia no combate à infecção pelo novo coronavírus. Destacando que teve o teste negativo para a covid-19 e que não tem sintomas da doença, Trump disse […]
Arquivo -
Foto/ Reprodução
Foto/ Reprodução

O presidente americano, Donald Trump, fez uma revelação surpreendente na segunda-feira, 18, ao afirmar que está tomando hidroxicloroquina, um medicamento antimalária que divide os especialistas de saúde sobre sua eficácia no combate à infecção pelo novo coronavírus.

Destacando que teve o teste negativo para a covid-19 e que não tem sintomas da doença, Trump disse que toma o remédio “há cerca de uma semana e meia”. “Eu tomo o comprimido todos os dias”, afirmou, acrescentando que também ingere zinco preventivamente.

Questionado sobre os motivos da automedicação, pois não estando doente, ele disse que “porque eu acho que é bom”. “Ouvi um monte de boas histórias. E se não for bom, eu lhe direi. Não vou me prejudicar com isso”, disse ele a repórteres na Casa Branca. “Já existe há 40 anos para (combater) malária, lúpus, outras coisas. Eu tomo. Trabalhadores da linha de frente (contra o coronavírus) recomendam. Muitos médicos recomendam”, disse.

As evidências que mostram a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19 são escassas e, no mês passado, a Food and Drug Administration (FDA), agência federal americana de controle de remédios e alimentos, desaconselhou o uso do medicamento fora de um ambiente hospitalar, apenas algumas semanas após autorizar de forma emergencial o uso do medicamento para os pacientes que estejam internados.

Trump tem feito propaganda frequente da droga como sendo um tratamento seguro e eficaz para o coronavírus. Segundo o presidente, “que diabos os pacientes têm a perder?”.

O líder americano repetiu a tese na segunda-feira argumentando que “recebeu muitas cartas” de pessoas que apoiam o uso da droga “Quero que as pessoas desta nação se sintam bem”, disse Trump. “Não quero que eles fiquem doentes. E há uma chance muito boa de que esse remédio tenha um impacto, especialmente no início da doença.”

Trump acrescentou que ele também está tomando zinco, além da hidroxicloroquina, “e tudo o que posso dizer é que, até agora, pareço estar bem”. Para ele, “as pessoas deveriam ter permissão” para tomar o medicamento se quisessem.

OMS

Na mesma entrevista, o presidente dos EUA voltou a atacar a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com Trump, a entidade é “uma marionete da China”, reiterando as sobre a gestão desta agência da ONU da pandemia do novo coronavírus. “Não estou contente. Eles nos deram um monte de maus conselhos.”

Os superaram ontem a marca das 90 mil mortes e 1,5 milhão de casos registrados de covid-19, segundo contagem da Johns Hopkins, que revelou um salto de 10 mil notificações pelo novo coronavírus em uma semana em todo o país, que hoje lidera o total de casos e óbitos em todo o mundo. (Com agências internacionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alems aprova balanço geral do Governo de MS referente a 2023

onças brigam por sucuri

Separação de bens? Após ‘rala e rola’ selvagem, casal de onças briga por sucuri no Pantanal

Motorista de app mente roubo no Caiobá após dar carro como garantia de dívida

Texturizada e extrafina: camisinhas ‘modernas’ chegam aos postos de saúde em cidade de MS

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Servidor aposentado do INSS em MS terá que devolver R$ 680 mil após erro em benefício

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Vai à sanção projeto que reorganiza serventias notariais em Corumbá

Últimas Notícias

Política

Deputados pedem fim de rotatividade em escolas para melhorar educação em MS

Modelo atual tem gerado problemas no sistema educacional, informou Gleice Jane

Política

Câmara derruba veto e atletas trans estão proibidas de integrar equipes femininas na Capital

Projeto polêmico teve parecer contrário da prefeitura, mas parlamentares mantiveram lei de vereadores do PL

Polícia

Engavetamento na BR-163 deixa um morto e trava rodovia com 8 km de congestionamento

Outra pessoa foi socorrida em estado grave, no km 164 da rodovia, próximo à cidade de Juti

Cotidiano

Seu bairro está na rota? Fumacê percorre quatro regiões de Campo Grande nesta terça-feira

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas