Pular para o conteúdo
Mundo

Senado dos EUA inicia julgamento de Trump

Os autores do impeachment contra o ex-presidente americano Donald Trump começam a apresentar seus argumentos nesta quarta-feira, 10, no segundo julgamento no Senado em um ano. Deputados democratas devem usar a oportunidade para apresentar uma conexão direta entre o comportamento de Trump e a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro, que resultou em […]
Arquivo -
Os autores do impeachment contra o ex-presidente americano Donald Trump começam a apresentar seus argumentos nesta quarta-feira, 10, no segundo julgamento no Senado em um ano. Deputados democratas devem usar a oportunidade para apresentar uma conexão direta entre o comportamento de Trump e a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro, que resultou em seis mortes.

O desafio dos autores será persuadir os senadores republicanos, do mesmo partido do ex-presidente, a votar pela condenação. Os procedimentos de abertura do processo na terça-feira, 9, deram indícios da lealdade do Partido Republicano a Trump e a alta probabilidade de que ele seja absolvido.

Apenas seis senadores republicanos votaram em conjunto com os democratas na terça e admitiram a possibilidade de julgar Trump, apesar de ele ter deixado a presidência. Para condená-lo, seria necessário que 17 republicanos aderissem ao bloco democrata, que tem 50 senadores.

Após o Senado decidir que o processo é constitucional, o julgamento tem início com as sustentações orais a partir das 14h no horário de (meio-dia em ). Os deputados que assinam o pedido de impeachment, que agora atuam como promotores, abrem a sessão e serão seguidos pelos advogados de Trump.

A sessão de terça-feira serviu como prévia dos argumentos que os autores devem apresentar contra Trump, que é acusado de “incitar insurreição” pelo seu papel no episódio que resultou no ataque à sede do Congresso americano.

Em sua apresentação na terça, o deputado Jamie Raskin, democrata de Maryland, exibiu um vídeo de 13 minutos com a intenção de forçar os republicanos a levar em consideração a violência que ocorreu no Capitólio.

O vídeo mostra trechos do discurso de Trump no dia 6 de janeiro, seguida de cenas em que seus apoiadores invadem o prédio, causando estragos até chegar ao plenário do Senado, onde o julgamento de impeachment agora é conduzido.

“Este não pode ser o futuro da América”, disse Raskin. “Não ter presidentes que incitam e mobilizam a violência de uma multidão contra nosso governo e nossas instituições porque se recusam a aceitar a vontade do povo sob a Constituição dos .”

A expectativa é que o julgamento avance rapidamente, com uma votação para condenar ou absolver Trump até o fim de semana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

prefeitura de campo grande

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Últimas Notícias

Polícia

Motorista de acidente que causou morte de adolescente recebe liberdade provisória

Adolescente de 17 anos morreu no último sábado (18), em Dourados. Motorista de 18 anos estava embriagado, participava de 'racha' e bateu contra muro residencial

Cotidiano

Turista é flagrado fazendo coco na rua em Bonito e levanta debate sobre banheiros públicos

Prefeito alega que espera verbas para a construção de um banheiro na praça central

Cotidiano

Museu Histórico da Fronteira é implementado em patrimônio cultural de Ponta Porã

Decisão da 3ª Vara Cível do município ordena que o estado prossiga com obras de restauração em prédio histórico

Transparência

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Marcos José de Brito Rodrigues será julgado em sessão do CNJ da próxima terça-feira (28)