Pular para o conteúdo
Mundo

China e Rússia se unem em oposição à Otan e apoiam demanda chinesa em Taiwan

O líder russo se encontrou com o homólogo chinês, Xi Jinping, e participa da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim
Arquivo -

Em meio à visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, à China, os dois países buscaram demonstrar união em questões geopolíticas contra as potências ocidentais, em comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira, 4. O líder russo se encontrou com o homólogo chinês, Xi Jinping, e participa da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Na nota, as duas nações expressaram oposição ao avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e exortou a aliança a abandonar a postura “ideologizada da Guerra Fria” e respeitar a “soberania, interesse e segurança” de outros países.

O texto não cita nominalmente as tensões recentes na Ucrânia, mas os comentários lembram críticas que Pequim e Moscou costumam fazer contra o Ocidente. Nas últimas semanas, o Kremlin concentrou cerca de 100 mil soldados na fronteira e os Estados Unidos têm alertado para o risco de invasão.

Os signatários ressaltam que “certos países, alianças políticas e militares” buscam obter vantagens militares unilaterais em detrimento da segurança global, com o uso de “práticas de competição injustas”, agravamento da rivalidade geopolítica e do antagonismo, entre outros.

Taiwan

As duas potências também reafirmam apoio à reivindicação de que é “parte inalienável” da China e oposição aos esforços de independência da ilha. O território insular tem administração própria desde a Guerra Civil encerrada no final da década de 1940.

“Os lados se opõem à formação de estruturas de blocos fechados e campos opostos na região da Ásia-Pacífico e permanecem altamente sobre o impacto negativo da estratégia Indo-Pacífico dos Estados Unidos na paz e estabilidade na região”, afirmam, em aparente referência aos esforços de de formar uma esfera de influência na região, com a formação do grupo conhecido como Quad, que inclui Índia, Japão e Austrália.

Os países ainda reforçam objeção ao que consideram tentativas de forças externas de “minar a segurança e a estabilidade em suas regiões comuns adjacentes” e dizem que pretendem se contrapor à interferência estrangeira em assuntos internos e a “revoluções coloridas” — termo que se refere a onda de manifestações pela derrubada de governos antiamericanos e substituição por autoridades pró-Ocidente.

Rússia e China dizem ver com preocupação a parceria trilateral conhecida como Aukus, de Austrália, EUA e Reino Unido, em particular a intenção de cooperar na área de submarinos nucleares. Criticam ainda os planos do Japão de lançar água contaminada da usina nuclear de Fukushima no oceano.

“Os lados pretendem defender fortemente os resultados da Segunda Guerra Mundial e a ordem mundial existente no pós-guerra, defender a autoridade das Nações Unidas e a justiça nas relações internacionais, resistir às tentativas de negar, distorcer e falsificar a história da Segunda Guerra Mundial”, destacam.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas