Pular para o conteúdo
Mundo

Relatório global registra mais de 4 bilhões de ataques de malware em 2022

Novos dados do relatório ‘2022 SonicWall Cyber Threat Report’ sobre as ameaças de ataques do terceiro trimestre de 2022, revelam que o volume global de ataques de malware ultrapassou a marca de 4 bilhões de tentativas. Segundo o levantamento, os hackers estão cada vez mais visando empresas financeiras, bancos e corretoras de valores como focos … Continued
Agência Estado -
nordeste
Ataques cibernéticos (Foto: Agência Brasil)

Novos dados do relatório ‘2022 SonicWall Cyber Threat Report’ sobre as ameaças de ataques do terceiro trimestre de 2022, revelam que o volume global de ataques de malware ultrapassou a marca de 4 bilhões de tentativas. Segundo o levantamento, os estão cada vez mais visando empresas financeiras, bancos e corretoras de valores como focos de ataques cibernéticos projetados para usar maliciosamente sistemas de computador para minerar criptomoedas ilegalmente.

Os números de cryptojacking cresceram 35% globalmente em três trimestres, incluindo um aumento vertiginoso de 377% em toda a região EMEA (Europa, e África) e de 160% em APJ (Ásia-Pacífico e Japão).A pesquisa aponta, também, que as tentativas de ataques malware a dispositivos IoT subiram 92% em todo o globo, com saltos de 82% e 200% em APJ e na América do Norte, respectivamente.

O documento mostra que com mais dispositivos inteligentes entrando no espaço digital todos os dias, há uma necessidade crescente de segurança para Internet das Coisas (IoT). Bob VanKirk, presidente e CEO da SonicWall, ressalta que essa é uma descoberta muito importante já que os dispositivos IoT têm várias maneiras de se conectar a uma rede, oferecendo assim, diversos vetores de ataques a serem explorados pelos criminosos digitais.

Além disso, a pesquisa da SonicWall informa, ainda, que 91% das organizações relataram que estão mais preocupadas com ataques de ransomware, indicando um aumento da apreensão entre os profissionais de segurança, já que as tentativas de ransomware acumuladas até outubro de 2022, mesmo em declínio, já ultrapassaram os totais do ano inteiro de quatro dos últimos cinco anos e registraram 338,4 milhões de tentativas de ataques ransomware desde o início do ano.VanKirk explica que hoje está mais fácil do que nunca realizar ataques de ransomware.

‘Com ofertas de Ransomware as a service (RaaS), cibercriminosos com pouco preparo técnico podem comprar kits de ransomware na dark web e atingir organizações’, disse o executivo da SonicWall ‘O ransomware evoluiu em um ritmo alarmante, principalmente nos últimos cinco anos – não apenas em volume, mas em vetores de ataque’, disse Immanuel Chavoya, especialista em Ameaças Emergentes da SonicWall. ‘Os dados mais recentes do terceiro trimestre (Q3) mostram como os atores maliciosos estão ficando mais inteligentes no desenvolvimento de linhagens evolutivas e mais direcionados em seus ataques’, conclui Chavoya.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas