Pular para o conteúdo
Mundo

Após Hamas atrasar liberação, 17 reféns são soltos e voltam a Israel

Autoridades de Israel confirmaram que reféns capturados pelo grupo terrorista Hamas foram liberados e levados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) da Faixa de Gaza para o Egito, seguindo na sequência para Israel. São 13 israelenses e 4 tailandeses libertados. Inicialmente, a informação era de que seriam 7 estrangeiros, mas o dado foi corrigido … Continued
Agência Estado -

Autoridades de confirmaram que reféns capturados pelo grupo terrorista Hamas foram liberados e levados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) da Faixa de Gaza para o , seguindo na sequência para Israel. São 13 israelenses e 4 tailandeses libertados. Inicialmente, a informação era de que seriam 7 estrangeiros, mas o dado foi corrigido para 4. Em troca, Israel soltou 39 palestinos.

A libertação deveria ter ocorrido na tarde deste sábado em Israel, mas o Hamas não cumpriu o prometido. O atraso ocorreu, segundo o Hamas, porque Israel não teria respeitado o acordo feito. Israel nega. Após novas negociações, o Hamas afirmou ter “respondido positivamente aos esforços do Egito e do Catar, que duraram o dia todo” e ter obtido um “compromisso” de Israel, especialmente em relação à entrega de ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza e à libertação de prisioneiros palestinos detidos.

O Catar, um mediador-chave no conflito, confirmou que 13 reféns israelenses e sete estrangeiros cativos na Faixa de Gaza seriam liberados em troca de 39 prisioneiros palestinos.

“Após um atraso, os obstáculos para a libertação dos prisioneiros foram superados por meio dos contatos do Catar e do Egito com as duas partes, e 39 civis palestinos serão libertados, ao mesmo tempo em que 13 reféns israelenses deixarão Gaza junto com sete estrangeiros”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, na rede social X.

Pouco antes, a Brigada de Al-Qassam, braço militar do Hamas, exigiu “a entrada de caminhões de ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza” e o respeito aos critérios de seleção para a libertação dos prisioneiros palestinos em troca dos reféns, antes de entregá-los ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os reféns liberados

Segundo o jornal of Israel, estes são os israelenses liberados e suas idades:

Shoshan Haran, 67

Adi Shoham, 38

Yahel, 3

Naveh, 8

Shiri Weiss, 53

Noga Weiss, 18

Maya Regev, 21

Hila Rotem, 12

Emily Hand, 9

Noam Or, 17

Alma Or, 13

Noam Avigdori, 12

Sharon Avigdori, 52

Impasse sobre ajuda humanitária

O Hamas quer que a ajuda humanitária seja entregue ao norte da Faixa de Gaza, alvo da incursão das últimas semanas. O governo israelense, por sua vez, diz ter permitido a entrada de caminhões com água, alimentos, remédios e combustível em Gaza pela passagem de Rafah, no sul.

Segundo a rede de TV CNN, cerca de 340 caminhões ainda estariam sendo inspecionados na fronteira, o que pode ter motivado a insatisfação do Hamas.

O Crescente Vermelho Palestino disse ao Washington Post que ao menos 133 caminhões de ajuda humanitária já entraram em Gaza e ao menos 61 deles levaram ajuda ao norte do território.

Em 7 de outubro, terroristas do Hamas mataram 1.200 pessoas e sequestraram cerca de 240, no pior ataque em solo israelense na história do país. Antes deste acordo, o Hamas tinha libertado quatro reféns e o Exército israelense tinha resgatado outro e encontrado dois corpos em Gaza. (Com agências internacionais).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Gêmeo morre após se envolver em acidente de carro com o irmão

Acidente aconteceu na MS-430, em São Gabriel do Oeste; três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência

Mundo

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Chen ganhou Nobel em 1957 por pesquisar as chamadas leis das paridades, que contribuíram para descobertas sobre partículas elementares

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro