Pular para o conteúdo
Mundo

China diz que busca desempenhar papel em acordo de paz na Ucrânia

China está profundamente preocupada com a escalada da situação e até mesmo com a possibilidade de o conflito sair do controle", afirmou o diplomata.
Agência Estado -
Ucrânia guerra
Mísseis atingindo Kiev, capital da Ucrânia durante guerra com Rússia em 2022 (Reprodução)

O ministro das Relações Exteriores da , que forneceu forte apoio político à Rússia na invasão da , disse nesta terça-feira (21) que o país quer desempenhar um papel para o encerramento do conflito. Qin Gang afirmou aos participantes de uma conferência de segurança em Pequim que a China estava preocupada com a possibilidade de a guerra se estender por mais tempo. “A China está profundamente preocupada com a escalada da situação e até mesmo com a possibilidade de o conflito sair do controle”, afirmou o diplomata.

“Ao mesmo tempo, pedimos aos países relevantes que parem imediatamente de colocar combustível na fogueira, parem de jogar a culpa na China e parem de exaltar o discurso da Ucrânia hoje e de amanhã”, disse Qin, em uma aparente referência ao apoio militar fornecido à Ucrânia pelos Estados Unidos e seus aliados e à preocupação de que a China esteja se preparando para usar a força em suas reivindicações sobre Taiwan.

Qin ainda afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, apresentou propostas que “desempenharam um papel responsável e construtivo para aliviar a situação e reduzir a escalada da crise”, sem oferecer detalhes ou evidências. “Continuaremos a promover negociações de paz, fornecer a sabedoria chinesa para a solução política da crise na Ucrânia e trabalhar com a comunidade internacional para promover o diálogo e a consulta, abordando as preocupações de todas as partes e buscando a segurança comum”, acrescentou o diplomata.

Nesta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores da China também divulgou uma longa declaração descrevendo a “Iniciativa de Segurança Global” de Xi, que visa “eliminar as causas profundas dos conflitos internacionais, melhorar a governança da segurança global, incentivar esforços internacionais conjuntos para trazer mais estabilidade e certeza a uma era volátil e em mudança, e promover a paz duradoura e o desenvolvimento no mundo ” Na única referência à invasão russa, o documento diz que a iniciativa “apoiaria a solução política de questões importantes, como a crise na Ucrânia, por meio do diálogo e da negociação”.

Em um briefing diário, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, criticou a ajuda militar fornecida à Ucrânia pelos Estados Unidos e seus aliados, dizendo que “os EUA afirmam manter a paz, mas na verdade estão ganhando dinheiro com a crise”.

A China se recusou a condenar a invasão da Rússia e criticou fortemente as sanções contra Moscou. Semanas antes da invasão da Ucrânia, os líderes da China e da Rússia declararam uma parceria “sem limites”. A China também diz que a Rússia foi provocada a usar força militar pela expansão da Otan para o leste. Apesar disso, o ministro das Relações Exteriores da China afirmou durante a conferência que o país “sempre adotou uma postura objetiva e imparcial com base nos méritos da questão”.

Na segunda-feira, 20, o Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, pode se reunir com o chefe de política externa do Partido Comunista Chinês, Wang Yi, em Moscou. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, saudou os laços entre Rússia e China como “multidimensionais e aliados por natureza”. A declaração coincidiu com a visita não anunciada do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à Ucrânia para se encontrar com o presidente Volodimir Zelenski e demonstrar apoio a Kiev. Fonte: Associated Press.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Gatinhos são jogados em bueiro para morrer e moradores pedem ajuda no Nova Lima

Trump demonstrou interesse em reunião com Lula, possivelmente na Malásia, diz imprensa dos EUA

Ministra Esther Dweck vem a MS entregar 20 imóveis da União com foco social e na educação

Projeto para empréstimo de 80 bilhões de dólares ao Governo de MS passa pela CCJR

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Vale atrasado dos trabalhadores representa apenas 8% do ganho mensal médio do Consórcio em 10 anos

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

PAPY cpi consórcio

Papy quer criar fundo de garantia ao Consórcio com recurso público após paralisação

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura determina novas regras para autorização sanitária de eventos em Campo Grande

Organizadores de eventos deverão se atentar a regras da Sesau para obter autorização

Polícia

Pesquisador diz que violência na fronteira é ligada a ‘empresários do crime’ e ‘banalização’

Doutor em criminologia ouvido pela reportagem do Midiamax diz que armas e pistoleiros estão disponíveis tanto para uso do crime organizado, quanto para resolução de conflitos pessoais

Política

Gerson Claro confirma pretensão de disputar cadeira no Senado Federal em 2026

Pela primeira vez o presidente da Alems disse que vai concorrer ao cargo pelo PP

Famosos

Quem é quem? Renata Vasconcellos e irmã gêmea combinam looks e confundem fãs

Renata Vasconcellos e a irmã gêmea Lanza Mazza surgiram idênticas em uma gravação da TV Globo