Pular para o conteúdo
Mundo

Otan enfrenta pressão para estabelecer um caminho claro para a adesão da Ucrânia

Ministros da organização se reuniram na Noruega para discutir tema
Agência Estado -
Otan
Sede da Otan. (Foto: Divulgação)

Ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reuniram na Noruega na quinta-feira para se preparar para sua cúpula anual, à medida que cresce a pressão para dar à garantias de segurança explícitas e um caminho para a adesão à aliança. Um dia antes, o presidente francês, Emmanuel Macron, parecia aumentar o peso dos pedidos de adesão da Ucrânia, dizendo em que Kiev merece “algo concreto” em termos de um caminho a seguir.

“Nosso foco hoje é como podemos aproximar a Ucrânia da Otan, onde ela pertence”, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg após a conclusão do encontro dos ministros dos 31 membros da Otan e da candidata Suécia. A Otan deve “ter estruturas para fornecer garantias para a segurança ucraniana após o fim da guerra”, disse Stoltenberg.

Até agora, os evitaram as discussões sobre como ou quando a Ucrânia poderia ingressar na Otan, concentrando-se na segurança e na força militar de Kiev. Questionado sobre se um caminho seria aprovado em uma próxima cúpula de líderes da aliança na Lituânia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse a repórteres: “Acredito que isso fará parte da conversa em Vilnius”.

Os chefes dos comitês parlamentares de relações exteriores de 19 membros da Otan divulgaram uma declaração conjunta na quinta-feira pedindo que a Ucrânia receba um roteiro claro para ingressar na cúpula da Otan em julho. Os signatários incluíam os chefes do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA e seus comitês equivalentes no Reino Unido, e França.

“A Ucrânia está pronta para estar na Otan, estamos esperando quando a Otan estará pronta para receber a Ucrânia”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a repórteres. “E acho que as garantias de segurança são muito importantes não apenas para a Ucrânia mas para nossos vizinhos da Moldávia por causa da Rússia e sua agressão na Ucrânia e potencial agressão em outras partes da Europa.” Os EUA e outros membros da Otan estão procurando opções para garantir a segurança da Ucrânia que poderiam ser semelhantes às garantias informais dadas a Israel.

O chanceler alemão Olaf Scholz, falando no mesmo encontro que Zelensky, disse que Berlim há muito apoia as garantias de segurança para a Ucrânia após a guerra e contribuirá para elas. “Teremos que discutir como eles serão em termos concretos”, disse ele. A Otan anunciou em 2008 que a Ucrânia e a Geórgia eventualmente se juntariam, mas não deu detalhes ou cronograma. Alemanha e França lideraram a oposição a um caminho concreto para a adesão da Ucrânia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

Últimas Notícias

Cotidiano

Responsável por 97% da produção em cativeiro de MS, Conabio quer proibir cultivo da tilápia

Reunião para decidir o futuro do cultivo da espécie está marcada para novembro

Brasil

EUA: plano piloto oferece tarefas digitais remuneradas a motoristas da Uber

Mini tarefas terão valores variados e devem ser concluídos entre uma corrida e outro; função não está disponível no Brasil

Cotidiano

Para celebrar tratado entre Brasil e Japão, Suguru Ikeda faz show gratuito em Campo Grande

Evento será realizado pela Associação Okinawa de Campo Grande nesta terça-feira (21)

Polícia

Acusado de matar Andrea a tiros é preso sete dias após feminicídio em Bandeirantes

Arma utilizada para matar Andreia foi encontrada escondida no terreno na casa do pai do autor