Pular para o conteúdo
Mundo

Passagem de tufão na China causa chuvas torrenciais e deixa ao menos 20 mortos

Pelo menos 20 pessoas morreram e 27 estão desaparecidas devido às fortes chuvas que atingem Pequim, na China, e as províncias vizinhas, onde bairros inteiros estão inundados e estradas foram bloqueadas por quedas de árvores. Onze vítimas morreram na capital Pequim, e na província vizinha de Hebei foram relatadas 9 mortes, nesta terça-feira, 1, segundo … Continued
Agência Estado -
china
(Divulgação, Freepik)

Pelo menos 20 pessoas morreram e 27 estão desaparecidas devido às fortes chuvas que atingem Pequim, na China, e as províncias vizinhas, onde bairros inteiros estão inundados e estradas foram bloqueadas por quedas de árvores. Onze vítimas morreram na capital Pequim, e na província vizinha de Hebei foram relatadas 9 mortes, nesta terça-feira, 1, segundo informações da estatal CCTV.

O Doksuri, responsável pelas chuvas torrenciais, atinge o território chinês do sudeste ao norte desde sexta-feira, 28, quando tocou na terra na província oriental de Fujian. As chuvas chegaram em Pequim e seus arreadores no sábado, 29, e, em apenas 40 horas, resultaram na precipitação média de todo o mês de julho. Cerca de 13 rios ultrapassaram os níveis de alerta da Baía de Haihe.

Mais de 100 mil pessoas, dos 22 milhões de habitantes de Pequim, precisaram ser transferidas de zonas de risco, de acordo como jornal Global Times. Em Zhuozhou, a sudoeste de Pequim, cerca de 125 mil moradores foram transferidas para abrigos. Já em Shanxi, cerca de 42 mil pessoas foram retiradas de áreas arriscadas.

A gravidade da enchente pegou a capital chinesa de surpresa. Pequim geralmente tem verões secos, mas teve um período de calor recorde este ano. Outras regiões, especialmente o sul da China, sofreram recentemente inundações de verão severas que causaram dezenas de mortes. Outras partes do País, por outro lado, estão lutando contra a seca.

Às margens do rio Mentougou, que atravessa o distrito de mesmo nome, um dos mais afetados pelas enchentes em Pequim, escombros cobriam a coberta de lama. A chuva transformou as ruas em rios, arrastando carros. Um relatou à AFP que essas inundações são “muito mais graves” do que as de julho de 2012, quando 79 pessoas morreram em Pequim e dezenas de milhares foram evacuadas.

Quase 400 voos foram cancelados nesta terça-feira e outras centenas sofreram atrasos nos dois aeroportos de Pequim. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram as pistas do aeroporto de Daxing, inaugurado em 2019, completamente alagadas

O presidente da China, Xi Jinping, emitiu nesta terça-feira uma ordem para os governos locais “fazerem todos os esforços possíveis” para evitar mais mortos e resgatar as pessoas desaparecidas. As autoridades locais “devem fazer um bom trabalho para atender os feridos” e “realojar os afetados, reparar rapidamente as infraestruturas de transporte, comunicação e eletricidades danificadas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued