Pular para o conteúdo
Mundo

Peru declara emergência por surto de síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain Barré é considerada uma doença rara e grave que afeta o sistema nervoso
Da Redação -
guillain barre ilustrativa
Guillain-barré gera alerta no Peru. (Reprodução)

O governo peruano declarou neste domingo (9.jul.2023) emergência de saúde nacional devido ao aumento de casos da síndrome de Guillain Barré. O vive um surto da doença, registrando 4 mortes desde o início do ano. Ao todo, 182 casos já foram confirmados no país em 2023, sendo que 31 pacientes ainda estão internados.

A síndrome de Guillain Barré é considerada uma e grave que afeta o sistema nervoso. Ocorre quando o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo. Isso resulta na inflamação dos nervos.

A emergência declarada pelo governo abrange 25 regiões do país e terá prazo de 90 dias. O ministro da Saúde peruano, César Vásquez, afirmou que a declaração permitirá a aquisição de imunoglobulina para o tratamento de doentes nos próximos 2 anos.

“Até agora controlamos a doença. Guillain Barré aparece todos os anos e houve um aumento significativo nas últimas semanas que nos obriga a tomar medidas de Estado para proteger a saúde e a vida da população“, disse o ministro.

A doença

A fraqueza muscular é um dos principais sintomas da síndrome de Guillain Barré. A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços).

A síndrome pode apresentar diferentes graus de agressividade, provocando de leve fraqueza em alguns pacientes a casos de paralisia total dos 4 membros. A doença é geralmente provocada por um processo infeccioso anterior. Várias infecções têm sido associadas à síndrome de Guillain Barré.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

simulação sangue

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

CNH

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Últimas Notícias

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado

Economia

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

A moeda recua 1,10% na semana, mas avança 2,26% em outubro

Política

Vereador vê gesto ofensivo na Câmara de Campo Grande, mas vereadora alega condição médica

Parlamentar falava sobre relatório da CPI do Consórcio Guaicurus quando ato teria acontecido