Pular para o conteúdo
Mundo

Presidente resiste a golpe, é preso e Exército fecha fronteiras de Níger

O golpe é o sexto na África Ocidental em menos de três anos
Agência Estado -
Comitiva militar realizou pronunciamento na TV na noite desta quarta-feira (Reprodução)

O presidente de Níger, Mohamed Bazoum, emitiu nesta quinta-feira, 27, uma nota desafiadora prometendo proteger a , após um golpe de Estado dado por soldados amotinados horas depois, no entanto, o apelo de Bazoum se chocou de frente com uma declaração do comando militar, de que apoiava o golpe, destituía o presidente e fechava as fronteiras do país.

Bazoum, eleito em 2021, foi preso. O golpe é o sexto na África Ocidental em menos de três anos – em Mali, Guiné e Burkina Faso a prática também se tornou corriqueira, o que reflete a dificuldade de se fortalecer a democracia na região.

O ministro das Relações Exteriores, Hassoumi Massaoudou, também pediu que a população defenda a democracia. No Twitter, ele afirmou que o “poder legal e legítimo” em Níger ainda é o exercido pelo presidente eleito, enfatizando que, embora tenha havido uma tentativa de golpe, não era todo o Exército que estava envolvido.

“Pedimos a todos os soldados rebeldes que retornem aos quartéis. Tudo pode ser alcançado através do diálogo, mas as instituições da república devem funcionar”, disse Massaoudou.

Violência

Níger é um importante aliado de e EUA na guerra contra grupos na região do Sahel. O papel do país cresceu desde que as relações do Ocidente com as ditaduras de Burkina Faso e Mali se deterioraram, levando à retirada de tropas estrangeiras. A pareceria contra o terrorismo, agora, está em risco.

Ontem, um protesto em favor do golpe deixou vários feridos na capital Niamey, o que levou o Ministério do Interior a proibir todas as manifestações públicas e advertir que aplicará “todas as medidas legais” contra os infratores.

O anúncio foi feito através da emissora de TV pública ORTN, com a leitura de um comunicado assinado pelo secretário-geral do Ministério do Interior, Seydou Halidou, que disse ter recebido “com amargura” os acontecimentos, os quais qualificou como “vandalismo e atos maliciosos”. “As forças policiais têm instruções firmes para garantir a segurança das pessoas e de seus bens por todos os meios legais”, disse Halidou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica crivado com 14 tiros na região de fronteira

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

O crime ocorreu na região da Avenida Guaicurus

Brasil

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

O ministro também garantiu que os profissionais não podem ser punidos

Brasil

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

R$ 3,3 milhões para custear gastos do gabinete de parlamentares

Polícia

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

4 agressores foram presos pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas