Pular para o conteúdo
Mundo

Sérvia vai fornecer gás natural à Hungria caso Ucrânia impeça transporte de gás russo

O anúncio ocorreu depois que o ministro da energia da Ucrânia indicar que é improvável que Kiev estenda o acordo de trânsito
Agência Estado -
(Ilustrativa)

A Sérvia vai fornecer à Hungria mais russo se a encerrar um acordo que permite à Rússia transportar gás natural por território ucraniano, disse neste domingo, 20, o ministro das Relações Exteriores da Hungria.

Falando em uma mensagem gravada, Peter Szijjarto disse que o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, se encontrou com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em Budapeste, e assegurou-lhe que a Sérvia seria capaz de fornecer mais gás russo à Hungria se Kiev se recusar a estender um acordo que permitisse o trânsito de gás natural liquefeito (GNL) no território ucraniano.

“Ouvimos nos últimos dias que a Ucrânia gostaria de rescindir o acordo de trânsito de gás natural previamente concluído com a Rússia”, disse Szijjarto. “Hoje, o presidente sérvio deixou claro que, se a Hungria quiser aumentar os embarques de gás natural através da Sérvia para a Hungria, a Sérvia pode garantir as capacidades de embarque necessárias”.

O anúncio ocorreu depois que o ministro da energia da Ucrânia, German Galushchenko, indicou que é improvável que Kiev estenda o acordo de trânsito que leva gás natural russo para países europeus via Ucrânia. Esse acordo deve expirar no ano que vem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas