Pular para o conteúdo
Mundo

Taiwan relata passagem de navios de guerra da China em número recorde no fim de semana

A atividade superou exercícios militares de grande escala do PLA promovidos recentemente
Agência Estado -
taiwan
Tropas de Taiwan. (Imagem: Reprodução)

O Ministério da Defesa de Taiwan registrou um número recorde de navios chineses nas águas ao redor de seu território em um período recorde. Os navios de guerra do Exército Popular de Libertação (PLA) fizeram 16 viagens perto de Taiwan, além de 15 aeronaves, nas 24 horas antes das 6h de sábado, disse a pasta em uma publicação no Twitter.

“15 aeronaves PLA e 16 embarcações PLAN em torno de Taiwan foram detectadas às 6h (UTC+8) de hoje. As ROC monitoraram a situação e designaram aeronaves CAP, embarcações da Marinha e sistemas de mísseis terrestres para responder a essas atividades”, disse o ministério.

A atividade superou exercícios militares de grande escala do PLA promovidos recentemente. Em agosto do ano passado e em abril deste ano, de acordo com a mídia local, esse número não passou de 14.

O exército chinês tem aumentado sua escala de exercícios e patrulhas na região da ilha de Taiwan recentemente, com atividades que envolvem caças, bombardeios e drones. O aumento da pressão militar também ocorre à medida que Taiwan se prepara para as eleições presidenciais em janeiro.

Segundo a CNN, durante pouco mais de 72 horas na semana passada, 73 aeronaves do PLA cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan. No mesmo período, nove embarcações PLA foram relatadas em águas ao redor de Taiwan em três dias consecutivos. O local é um ponto de demarcação informal, que Pequim não reconhece.

Nesta segunda-feira, 17, a criticou uma escala do vice-presidente de Taiwan e favorito à presidência, William Lai próximo aos , alegando que era um desafio à sua integridade territorial, enquanto Taiwan diz que é apenas uma parada de trânsito. A China considera Taiwan uma província separatista a ser retomada à força, se necessário, e proíbe seus parceiros diplomáticos, incluindo os EUA, de terem laços formais com Taipei.

Embora não reconheça Taiwan como um país, Washington mantém laços não oficiais robustos e prometeu ajudar a ilha a se defender em caso de invasão. Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que a China apresentou protestos formais aos EUA sobre a visita de Lai no próximo mês. “A China se opõe firmemente a qualquer forma de intercâmbio oficial entre os Estados Unidos e Taiwan”, disse a porta-voz Mao Ning.

“A China monitorará de perto os desenvolvimentos e tomará medidas resolutas e enérgicas para defender sua soberania nacional e integridade territorial”, acrescentou. Lai deve parar nos EUA como parte de uma viagem para assistir à posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Pena, em 15 de agosto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Técnico do Osasco, Luizomar de Moura, comemorou a vitória contra o Sesi Vôlei Bauru na noite deste sábado (18) e agradeceu pela estadia em Campo Grande (MS), cidade que sediou a final feminina da Supercopa Brasileira de Vôlei no Ginásio Guanandizão. Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos … Continued

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse, que eu sou superfã", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse