Pular para o conteúdo
Mundo

Míssil nuclear britânico falha durante teste na costa da Flórida, nos EUA

Ele caiu no oceano, perto da Flórida, nos Estados Unidos
Agência Estado -
Teste de míssil nuclear britânico (Reprodução)

Um míssil do sistema britânico de dissuasão nuclear, Trident, foi disparado por erro durante um teste, caindo posteriormente no oceano perto da costa da Flórida, nos Estados Unidos. O projétil foi lançado no mês anterior por um submarino nuclear do Reino Unido, segundo informou a mídia local nesta quarta-feira, 21.

De acordo com fontes do Ministério da Defesa do Reino Unido, a ocorrência da “anomalia” durante o teste envolveu o HMS Vanguard Contudo, as autoridades afirmaram que o sistema de dissuasão nuclear da Grã-Bretanha “permanece seguro, protegido e eficaz”.

Durante procedimentos de rotina, os mísseis utilizados por este tipo de submarinos muitas vezes são carregados com ogivas nucleares, embora não estejam configurados para lançamentos de teste.

Segundo as fontes militares citadas pela mídia local, a falha do míssil parece estar relacionada à natureza do próprio lançamento de teste.

O incidente, que teria ocorrido em 30 de janeiro, foi inicialmente divulgado pelo jornal The Sun, que também disse que o secretário de Defesa, Grant Shapps, estava a bordo do submarino durante o contratempo.

Um problema semelhante ocorreu em 2016, quando outro míssil Trident da frota de armas nucleares da Real Britânica foi lançado por equívoco durante um teste.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista