Pular para o conteúdo
Mundo

Após vazamento de dados sensíveis, cúpula do governo Trump tem 1ª demissão

A queda de um dos aliados de Trump se soma a uma semana de notícias negativas para o governo
Da Redação -
Michael Waltz

O governo de vive sua primeira crise, com o anúncio da demissão de seu conselheiro de segurança nacional, Michael Waltz, bem como de seu vice, Alex Wong. A notícia foi divulgada pelas principais redes de do país hoje, assim como por agências de notícia e meios próximos aos republicanos.

Oficialmente, a Casa Branca ainda não se pronunciou. Mas o líder da minoria na Câmara dos Deputados, Hakeem Jeffries, disse à Fox News: “O Conselheiro de Segurança Nacional Waltz está fora. Ele é o primeiro. Certamente não será o último”, disse.

A queda de um dos aliados de Trump se soma a uma semana de notícias negativas para o governo, entre elas a retração da economia e a queda da confiança dos americanos na gestão do presidente republicano.

Waltz, que era um deputado, foi alvo de críticas depois de incluir um jornalista a um chat do grupo Signal, que discutia os planos de ataque do governo contra o em março.

A revelação abriu um profundo mal-estar dentro do governo, enquanto Waltz confirmou que o incidente havia sido sua responsabilidade.

O vazamento dos planos levou os democratas a questionar a capacidade de o governo de lidar com informações confidenciais. Inicialmente, Trump insistiu em defender Waltz. “Michael Waltz aprendeu uma lição e é um bom homem”, disse o presidente à NBC News no final de março.

Nos bastidores, porém, a crise ganhou uma dimensão insustentável. O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, e outros membros do governo enfrentaram duras críticas após a revelação do vazamento.

A imprensa americana ainda apontou como Waltz criou cerca de 20 grupos de chat para discutir pelos canais extra oficiais situações críticas no mundo. A revelação deixou Trump irritado. O vice-presidente de Trump, JD Vance, chegou a sugerir que o conselheiro fosse demitido.

De acordo com a rede CBS, o presidente tinha hesitado em demitir Waltz “devido à percepção de que isso poderia ser visto como uma cedência à pressão externa”.

As revelações foram todas publicadas pela imprensa que é atacada por Trump por supostamente difundir notícias falsas sobre seu governo. De forma privada, Waltz confirmou que ele teria sido o responsável por incluir um jornalista num grupo que tratava de planos de guerra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued