Na manhã desta segunda-feira (20), diversas plataformas de serviços digitais apresentaram instabilidade, devido a uma pane global na nuvem da AWS (Amazon Web Services). A falha afetou aplicativos comuns como Alexa, Zoom, Snapchat, Duolingo, Mercado Livre, entre outros. Em comunicado na tarde desta segunda-feira, a AWS afirmou que continuam corrigindo os problemas, e que muitos já foram solucionados, enquanto outros seguem apresentando erros de conectividade.
Usuários começaram a relatar problemas por volta das 4h11 (horário de Brasília), de acordo com registro do site Downdetector, plataforma que registra falhas em serviços digitais. Ao menos mil empresas foram afetadas, com mais de 6 milhões de usuários relatando problemas de acesso, com base no número de notificações no Downdetector.
Em nota divulgada pela AWS, a falha foi identificada em um de seus principais datacenters (centro de processamento de dados), US-EAST-1, localizado em Virgínia, nos Estados Unidos. Na região, fica a infraestrutura responsável pela operação global da AWS. Segundo comunicado da empresa, a instabilidade está ligada a falhas no serviço DynamoDB, um sistema de banco de dados ligado à aplicação de alta demanda. Com isso, a falha se espalhou para outros serviços na mesma área, afetando o sistema global, com mais de 60 produtos impactados.
A divulgação mais recente da empresa aconteceu por volta das 15h30 (horário de Mato Grosso do Sul), alegando que especialistas continuam trabalhando para mitigar os problemas, e, embora muitos serviços tenham sido restabelecidos, alguns continuam apresentando falhas na operação. Eles não afirmaram horário para solucionar a pene global por completo.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)