Pular para o conteúdo
Mundo

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

Evento marca a participação da sociedade civil nas discussões do grupo
Agência Estado -
Bandeiras de países que pertencem ao Brics. (Foto: Brics/Divulgação)

A primeira reunião do Conselho Popular do Brics (grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico) acontecerá nos próximos dias 4 e 5 de julho, no . O encontro terá a participação de movimentos populares e de entidades da sociedade civil e antecede a Cúpula de Líderes do bloco (6 e 7 de julho).

Segundo os organizadores, o objetivo da reunião é destacar a importância da participação popular no grupo e dar visibilidade ao Conselho como espaço de construção de propostas alternativas.

O evento terá como sede o Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Haverá sessão pública, com a participação de conselheiros. Está previsto para o fim do encontro a publicação do documento que sintetizará os encaminhamentos feitos pelo Conselho para os líderes do Brics.

Com o nome oficial de Conselho Civil do Brics, o evento foi criado a partir das discussões do Fórum Civil de julho de 2024, em Kazan, na , e teve o endosso de todos os líderes do bloco. Cada país membro teve de formar os respectivos conselhos nacionais.

Em 2025, foram criados sete grupos de trabalho (GTs), divididos por temas: saúde, educação, ecologia, cultura, finanças, segurança e institucionalidade. Todos os temas são prioridades eleitas pela presidência brasileira do Brics para este ano.

O Brics é um bloco que reúne representantes de 11 países membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, , África do Sul, Irã, Arábia Saudita, , Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Também participam os países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
relator

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Auxiliar de limpeza e operador de caixa são as funções com mais oportunidades nesta quinta

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h

Famosos

Orgulho nacional! Brasileiras roubam cena em desfile da Victoria’s Secret; veja

Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Gabriela Moura e Daiane Sodré representaram o Brasil no palco do Victoria's Secret Fashion Show

Polícia

Criança de 9 anos morre na Santa Casa após fratura no quadril

Ernahn deu entrada no hospital na noite de terça (14) e faleceu na madrugada dessa quarta-feira (15)

Cotidiano

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Calor predomina e máxima pode alcançar os 39°C, com destaque para as regiões Sudoeste e Pantaneira