A capital da Índia, Nova Délhi, registrou os maiores valores de poluição do ar no mundo, nesta terça-feira (21), segundo o grupo suíço IQAir. O fato ocorre após o uso de fogos de artifício durante o Diwali, o festival hindu das luzes.
Locais históricos e importantes como o Memorial de Guerra do Portão da Índia e o Templo Akshardham foram cobertos por uma poluição tóxica. Imagens de drones mostraram céus nublados por toda a cidade.
Na última semana, a Suprema Corte da Índia permitiu o uso dos chamados “fogos de artifício verdes” – que emitem poluentes de 30% a 50% menos que os fogos de artifício convencionais – por no máximo três horas cada, no domingo (19) e segunda-feira (20).
Conforme o IQAir, a capital indiana registrou índice de poluição de 442, cerca de 59 vezes maior que a meta anual recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O cálculo é feito medindo a concentração de PM 2,5, que se refere a partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros, que representam riscos à saúde.
Quando inalado, a partícula é absorvida profundamente na corrente sanguínea e relacionado a doenças como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, doenças pulmonares e câncer.
A cidade tem IQA (Índice de Qualidade do Ar) de 350, considerado da categoria de Muito Ruim a Ruim. O CPCN (Conselho Central de Controle da Poluição da Índia) considera um IQA bom de 0 a 50.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!