Pular para o conteúdo
Mundo

Casos de sarampo na UE e Ásia Central atingem o maior número em mais de 25 anos

Romênia e Cazaquistão foram os países que mais registraram infecções da doença
Agência Estado -
Foto: (Ilustrativa)
Foto: (Ilustrativa)

Houve 127.350 casos de sarampo reportados na e Ásia Central em 2024, o dobro do número de casos reportados no ano anterior e o maior número desde 1997, de acordo com uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em um relatório publicado nesta quinta-feira, 13, os especialistas em saúde da ONU afirmam que a Romênia teve o maior número de infecções por sarampo, com mais de 30 mil casos, seguida pelo Cazaquistão, que reportou 28.147 pessoas com a doença.

Segundo o Unicef, cerca de 40% das infecções por sarampo na Europa e Ásia Central foram em crianças menores de 5 anos e mais de 50% das pessoas infectadas precisaram ser hospitalizadas.

‘É um chamado para despertar’

O sarampo está entre as doenças mais infecciosas do mundo e é espalhado por um vírus transmitido pelo ar. O esquema vacinal completo, composto por duas doses, apresenta 97% de eficácia na prevenção da doença, que tipicamente infecta o sistema respiratório e causa sintomas como febre, tosse, coriza e erupção cutânea. Em casos graves, o sarampo pode causar pneumonia, encefalite, desidratação e cegueira.

“O sarampo está de volta, e é um chamado para despertar”, diz Han Kluge, diretor da OMS para a Europa, em um comunicado. “Sem altas taxas de vacinação, não há segurança sanitária”.

A OMS e o Unicef observam que tanto na Bósnia e Herzegovina quanto em Montenegro menos de 70% e 50% das crianças, respectivamente, foram vacinadas contra o sarampo nos últimos cinco anos – cientistas estimam que mais de 95% da população precisa ser imunizada para prevenir surtos.

Após uma queda na cobertura de imunização durante a pandemia do coronavírus, os casos de sarampo aumentaram em 2023 e 2024, com as taxas de vacinação em diversos países ainda mais baixas do que eram antes do surgimento da Covid-19. A ONU afirma que o número de casos de sarampo na Europa representa um terço das aproximadamente 359.521 infecções no último ano.

Preocupações sobre a segurança da vacina contra o sarampo persistem há décadas, após o médico britânico Andrew Wakefield e colegas publicarem um artigo em 1998 – que desde então foi retratado – vinculando a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola ao autismo. Nenhuma evidência de qualquer ligação causal foi encontrada e Wakefield teve sua licença para praticar medicina no Reino Unido revogada.

Autoridades britânicas disseram no mês passado que houve mais de 200 casos reportados no Reino Unido e que muitos mais são esperados. “Nunca é tarde demais para se vacinar,” afirma Ben Kaastan-Dabush, professor assistente de saúde global na London School of Hygiene and Tropical Medicine, que alerta que a desinformação pode, infelizmente, viajar rapidamente. “Mesmo uma pequena queda na adesão à vacina pode ter consequências devastadoras.”

Nos Estados Unidos, surtos de sarampo no Texas e no Novo México continuam a se espalhar e agora chegam a 250 casos, incluindo duas mortes em pessoas não vacinadas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Superliga de Vôlei

O básico para não passar vergonha na Supercopa: regras, como funciona e tudo sobre vôlei

Confira escala de plantonistas nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande neste sábado

mpt-ms ministério trabalho

Canais de atendimento do MPT-MS estarão temporariamente indisponíveis neste fim de semana

Armado com faca, homem tenta matar ex-vizinho em restaurante de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Homem busca ajuda em shopping após ser esfaqueado na Avenida Ernesto Geisel

cepol

Homem tenta separar briga de bar e é atingido por golpe de facão no Noroeste

Homem algemado e executado com 17 tiros na fronteira com o Paraguai era brasileiro

Últimas Notícias

Transparência

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Manifestação pede nova audiência pública e participação popular

Loterias

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 48 milhões neste sábado

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6

Esportes

Onde assistir: sábado tem Corinthians x Atlético-MG e jogos internacionais

Jogos vão ser transmitidos em canal fechado e plataformas de vídeo

MidiaMAIS

Com bate-papo e oficinas, UBE abre programação da 37ª Noite da Poesia nesta terça-feira

Grande premiação do concurso de poesia acontece na sexta-feira (24)