Pular para o conteúdo
Mundo

Entidades pedem ajuda do Itamaraty para localizar brasileiro desaparecido no Peru

Entre os desaparecidos está o fotógrafo e guia de montanha, Edson Vandeira, que morou em Campo Grande
Idaicy Solano -
Edson está entre desaparecidos nas montanhas do Peru. (Reprodução, Redes Sociais)
Edson está entre desaparecidos nas montanhas do Peru. (Reprodução, Redes Sociais)

Entidades, familiares e amigos dos desaparecidos durante expedição no Nevado Artesonraju, no Peru, fazem apelo para que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como , e a Embaixada do Brasil no Peru, auxiliem nas buscas pelo grupo.

Entre os desaparecidos está o fotógrafo e guia de montanha, Edson Vandeira, que morou em , e é conhecido por suas imagens publicadas na National Geographic e por sua vasta experiência em expedições na Antártica, Andes e Himalaia. Com o brasileiro, estavam o guia peruano Efraín Pretel Álonzo, de Huari e o também peruano Jesús Huerta Picón, de Caraz.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“[Desde o ] mobilizamos todos os recursos possíveis, em colaboração com autoridades peruanas e voluntários locais, na tentativa de ampliar as buscas. No entanto, a região de difícil acesso e de condições climáticas severas impõem desafios que excedem as capacidades das equipes de resgate no momento. A operação necessita com urgência de apoio logístico mais robusto, incluindo um especializado para varreduras aéreas em pontos críticos”, diz o apelo. 

Assinam a carta familiares, amigos, a CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), FEMESP (Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo), o presidente da FEEMERJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do ), a FEPAM (Federação Paranaense de Montanhismo) e outras 14 entidades ligadas ao montanhismo brasileiro.

Entenda o caso 

O grupo, formado por estudantes do Ceam (Centro de Estudos de Alta Montanha), partiu para realizar uma ascensão técnica em um pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru. A montanha é conhecida por sua semelhança com o símbolo da Paramount Pictures. Eles deveriam ter retornado da expedição no domingo (2).

De acordo com informações divulgadas pela família do brasileiro, a barraca do grupo foi encontrada vazia na madrugada do resgate. Além disso, há indícios de que eles tenham alcançado o cume e, possivelmente, algo grave ocorreu durante a descida.

As buscas na montanha estão a todo vapor e equipes de resgate envolvendo montanhistas locais, guias, policiais, amigos e familiares foram mobilizadas com urgência.

“Porém, o resgate em alta montanha é extremamente complexo, demanda logística intensa, equipamentos específicos, alimentação, deslocamentos em altitude e muito comprometimento humano e técnico”, ressalta comunicado da família do brasileiro. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians