Pular para o conteúdo
Mundo

EUA dizem que Ucrânia terá de ceder território em qualquer acordo de paz

Marco Rubio também afirmou que o Kremlin terá de fazer concessões
Agência Estado -
Marco Rubio. (Foto: Michael Vadon/Wikimedia Commons)

Um dia antes do início das negociações entre EUA e Ucrânia, na Arábia Saudita, para pôr fim à guerra com a , o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse nesta segunda-feira, 10, que os ucranianos terão de ceder parte de seu território a Moscou em qualquer acordo de paz. Ele também afirmou que o Kremlin terá de fazer concessões, sem especificar quais.

O futuro dos territórios ucranianos ocupados pela Rússia, que incluem as províncias de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzia, além da Crimeia, anexada em 2014, são um dos principais impasses.

“Os dois lados precisam chegar a um entendimento de que não há solução militar para essa situação”, disse Rubio. “Os russos não podem conquistar toda a Ucrânia e, obviamente, será muito difícil para a Ucrânia, em qualquer período de tempo razoável, forçar os russos a voltarem para onde estavam em 2014.”

O corte temporal usado por Rubio, com referência indireta à anexação da Crimeia, pode sinalizar uma perda menor de território para a Ucrânia que as quatro províncias ocupadas atualmente, mas ele se recusou a dar detalhes das possíveis concessões.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, chegou ontem a Riad para discutir o futuro da guerra. Hoje, ele deve propor um cessar-fogo no Mar Negro e uma trégua nos ataques de mísseis de longo alcance, bem como a libertação de prisioneiros de guerra, segundo a agência France Presse.

Os ucranianos também demonstrarão aos EUA que estão dispostos a assinar um acordo que dá acesso aos minerais de terras raras da Ucrânia para os americanos. “São opções de cessar-fogo fáceis de implementar e de monitorar”, indicou um funcionário ucraniano de alto escalão.

Elogios

Rubio considerou ontem a proposta promissora. “Não digo que seja suficiente, mas é o tipo de concessão que se necessita para pôr fim ao conflito”, disse. Desde que retornou à Casa Branca, em janeiro, ele se aproximou da Rússia de Vladimir Putin Como parte de sua agenda para pôr fim à guerra, o republicano abriu negociações com o Kremlin sem incluir ucranianos e europeus.

Antes do carnaval, Trump e Zelenski se reuniram na Casa Branca para assinar o acordo mineral, mas os dois se desentenderam sobre o papel da Rússia no conflito e bateram boca no Salão Oval Após a reunião, ele suspendeu a ajuda militar e parou de compartilhar dados de inteligência com Kiev. Nos últimos dias, já sem essas informações, a Ucrânia sofreu pesados ataques russos dentro do país e na área que ocupa em Kursk, dentro da Rússia.

Enquanto isso, no front de batalha, forças russas estão tentando cruzar a e se firmar na província ucraniana de Sumy, à medida que avançam em uma contraofensiva com o objetivo de eliminar a última posição de Kiev na região russa de Kursk.

Andrei Demchenko, porta-voz da guarda de fronteira do Estado ucraniano, disse que as forças russas estavam tentando avançar em torno da aldeia ucraniana de Novenke e cortar as linhas de abastecimento.

Na arena diplomática, Zelenski ainda tenta reatar os laços com Trump. O líder ucraniano, que também se encontrará com o príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, acrescentou que a Ucrânia busca “a paz desde o primeiro segundo da guerra”.

A revista britânica The Economist ponderou, no entanto, que a Ucrânia, provavelmente, não aceitará nenhum acordo que limite sua capacidade de rearmamento, que reconheça os territórios ocupados como parte da Rússia ou que interfira na política interna ucraniana. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco

tempo fpm

FPM de outubro começa com queda de 2% e soma R$ 86 milhões para municípios de MS

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

VÍDEO: Tempestade destrói casas e há chance de ventos de até 100km/h em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Fronteira entre Corumbá e Bolívia segue fechada para votação presidencial

Últimas Notícias

Cotidiano

Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida anima setor, mas critérios para financiamento impactam demanda em MS

Até a 1ª semana de outubro, 213 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 4 foram financiados em MS

Política

Comissão do Senado vota texto substituto de Tereza Cristina sobre terras na fronteira

Projeto deve ser apreciado na CRA na terça-feira (21)

Brasil

Incêndio em apartamento mata jovem de 26 anos e fere outras duas pessoas em São Paulo

Moradora identificada como Tiffany Mariana Ferreira Branco inalou muita fumaça durante o incêndio

Famosos

Vai terminar? Belo se pronuncia após polêmicas de Rayane em A Fazenda 17: ‘Maluco’

Belo botou a boca no trombone após Rayane Figliuzzi protagonizar polêmicas em A Fazenda 17