Pular para o conteúdo
Mundo

Furacão e tempestade tropical ameaçam países no Caribe

Furacão Humberto atingiu categoria 4 no Oceano Atlântico
Agência Estado -
Furacão Humberto. (Foto: NOAA/AP)

O furacão Humberto deve produzir ondas perigosas para as Bermudas e a costa leste dos EUA esta semana, enquanto a tempestade tropical Imelda se intensifica perto das Bahamas, segundo meteorologistas.

Humberto continuava sendo uma forte tempestade de categoria 4 no Atlântico na madrugada desta segunda-feira, 29, e um alerta de tempestade tropical estava em vigor para as Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões em Miami.

Às 2h da manhã, horário da costa leste dos EUA, o Humberto estava localizado a cerca de 645 quilômetros a sudoeste das Bermudas, movendo-se para noroeste a 22 km/h, com ventos máximos sustentados de 220 km/h, informou o centro.

É esperado que a tempestade mude gradualmente de direção antes de acelerar para leste- no final da terça-feira, 30, ou início da quarta-feira, 1º de outubro. A intensidade de Humberto pode flutuar nos próximos dias antes de enfraquecer, mas a previsão é de que ele continue sendo um furacão perigoso nos próximos dois dias.

Imelda se formou no domingo e o centro de furacões informou que ela está se intensificando gradualmente. Às 2h da manhã, horário da costa leste dos EUA, a tempestade estava a cerca de 210 quilômetros a noroeste do centro das Bahamas e a cerca de 505 km a sudeste de Cabo Canaveral, no condado de Brevard, Flórida. Imelda se movia para o norte a 13 km/h com ventos máximos de 45 75 km/h, informou o centro.

Cuba e Bahamas

No domingo, a tempestade ameaçou partes de e das Bahamas com chuvas fortes e enchentes repentinas. Partes das Bahamas estavam sob alerta de tempestade tropical.

O Departamento de Meteorologia das Bahamas informou que chuvas moderadas a fortes continuariam sobre as ilhas do noroeste e do centro, incluindo Nassau, Ilha Andros, San Salvador e Long Island. A precipitação poderia atingir entre 15 centímetros e 30 centímetros, com até 25 centímetros em pontos isolados.

“Os residentes em áreas baixas devem tomar medidas para mitigar os danos materiais causados pelas inundações”, afirmou o departamento em comunicado.

As ruas e a orla marítima da Ilha de New Providence, normalmente movimentadas, ficaram desertas no domingo, quando uma chuva fraca, mas constante, começou a inundar as estradas.

O mar agitado e as rajadas de vento também mantiveram turistas e moradores longe do popular Potter’s Cay Dock, em Nassau. Os voos de e para as ilhas foram cancelados, com a previsão de reabertura dos aeroportos após a melhora das condições climáticas.

‘Extremamente grave, não apenas grave’

O governador da Carolina do Sul (EUA), Henry McMaster, disse que Imelda pode trazer ventos fortes, chuvas intensas e inundações para seu Estado, e as autoridades locais posicionaram equipes de busca e resgate durante o fim de semana.

“O que aprendemos todas as vezes é que nunca sabemos para onde eles vão”, disse McMaster em uma entrevista coletiva para discutir os preparativos de emergência. “Esta tempestade é extremamente grave. Não apenas grave. Extremamente grave.” Na Carolina do Norte, o governador Josh Stein declarou estado de emergência antes mesmo da formação de Imelda.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued