Pular para o conteúdo
Mundo

Israel comunica morte de jornalista de TV estatal árabe e o acusa de integrar Hamas

As acusações foram contestadas por colegas e entidades internacionais
Vinicios Araujo -
Jornalista Anas al-Sharif atuava como correspondente do Al Jazeera, mas Israel afirma ter provas de seu envolvimento com terrorismo. (Foto: Reprodução Al Jazeera)

O Exército de confirmou a morte do jornalista palestino Anas al-Sharif, de 28 anos, correspondente da TV estatal árabe Al Jazeera, em um ataque aéreo contra uma tenda que abrigava profissionais de imprensa em frente ao portão principal do Hospital al-Shifa, na Cidade de Gaza, na noite de domingo (10).

O bombardeio matou sete pessoas, incluindo outros quatro jornalistas: Mohammed Qreiqeh, Ibrahim Zaher, Mohammed Noufal e Moamen Aliwa.

Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel afirmam que al-Sharif era “chefe de uma célula terrorista do Hamas” e que havia participado de lançamentos de foguetes contra civis israelenses e militares. O Exército diz ter obtido documentos, listas de pessoal e registros salariais que comprovariam o vínculo. “Um crachá de imprensa não é um escudo para o ”, declarou o governo israelense.

Segundo a Al Jazeera, o grupo de profissionais estava em cobertura na região quando foi atingido. A rede atribui a morte de seus repórteres a um “ataque direcionado” e denuncia uma campanha de incitação contra jornalistas que atuam na Faixa de Gaza. Pouco antes de morrer, al-Sharif relatou no X (antigo ) “bombardeios intensos e concentrados” na Cidade de Gaza e gravou imagens que mostram o céu iluminado por explosões.

As acusações foram contestadas por colegas e entidades internacionais. Muhammed Shehada, analista do Euro-Med Human Rights Monitor, afirmou que “não há nenhuma evidência” de envolvimento de al-Sharif com atividades militares, destacando que sua rotina “era estar diante da câmera do amanhecer ao anoitecer”.

A relatora especial da ONU para liberdade de expressão, Irene Khan, disse estar “profundamente alarmada” com o que classificou como “ameaças e acusações infundadas” do Exército israelense contra o jornalista.

Organizações como o CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas) já haviam alertado para o risco à vida de repórteres palestinos, acusados de forma recorrente de integrarem o Hamas desde o início da guerra em outubro de 2023.

De acordo com a Al Jazeera, mais de 200 profissionais de mídia foram mortos nos bombardeios israelenses no enclave desde o início da ofensiva, incluindo jornalistas da própria emissora e familiares.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued