Pular para o conteúdo
Mundo

Netanyahu resgata plano de Trump para expulsar palestinos de Gaza e cita Nobel da Paz

Declaração ocorre no momento em que Israel e Hamas negociam um cessar-fogo
Agência Estado -
Presidente Trump e o primeiro-ministro de Israel, Netanyahu. (Reprodução/AFP)

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, endossou durante um jantar na Casa Branca nesta segunda-feira, 7, o plano do presidente dos Estados Unidos, , de expulsar os palestinos da Faixa de Gaza. A declaração aconteceu no momento em que as autoridades de Israel e do Hamas negociam um cessar-fogo para o conflito. Durante o jantar, o premiê também afirmou que indicou Trump ao Prêmio Nobel da Paz.

“Estamos trabalhando com os EUA para encontrar países dispostos a concretizar o que sempre dizem: que querem dar aos palestinos um futuro melhor”, declarou Netanyahu. A ideia, que foi apresentada pela primeira vez por Trump no início do ano, é rejeitada pelos palestinos, que querem o reconhecimento do Estado da Palestina.

O premiê também afirmou que a permanência dos palestinos seria uma questão de “livre escolha”, enquanto bombardeios e operações militares com ordens de retirada para civis seguem diariamente. O território vive uma crise humanitária que deixou a população em situação de miséria e fome. “Se as pessoas quiserem ficar podem ficar, mas se quiserem sair, devem poder sair. Não deveria ser uma prisão”, acrescentou.

Trump se mostrou reticente quando questionado sobre a realocação de palestinos, mas disse que os países ao redor de Israel estavam ajudando. “Tivemos grande cooperação dos países vizinhos, grande cooperação de cada um deles. Então, algo de bom vai acontecer”, disse Trump.

Os dois líderes também utilizaram o encontro para clamar vitória sobre o Irã, depois da guerra de 12 dias em junho, que culminou com ataques dos EUA contra bases nucleares iranianas.

Trump deixou claro que, depois do cessar-fogo com o Irã, gostaria de ver o conflito em Gaza terminar em breve. Ele disse que o Hamas “quer se reunir e quer um cessar-fogo”, enquanto o enviado especial dos EUA para o , Steve Witkoff, declarou que tem esperança de que isso ocorra em breve. A Casa Branca anunciou nesta segunda que Witkoff viajará para Doha ainda esta semana para tentar finalizar o acordo.

A reunião na Casa Branca também abordou o futuro dos esforços diplomáticos entre EUA e Irã, que antes do conflito negociavam um acordo nuclear. Trump afirmou que o governo deve se reunir com o governo iraniano em breve. “Temos conversas agendadas com o Irã, e eles querem conversar. Eles levaram uma surra”, declarou.

Discussões para o cessar-fogo

Autoridades da Casa Branca pedem que Israel e o Hamas selem rapidamente um novo acordo de cessar-fogo que pausaria o conflito na Faixa de Gaza por 60 dias. O acordo proposto pelos EUA também inclui ajuda humanitária para Gaza e libertaria pelo menos alguns dos 50 reféns restantes mantidos no território palestino.

Um ponto crucial é se o cessar-fogo encerrará a guerra por completo. O Hamas afirmou estar disposto a libertar todos os reféns em troca do fim da guerra e da retirada total de Israel de Gaza. Netanyahu afirma que a guerra terminará quando o Hamas se render, se desarmar e partir para o exílio – algo que se recusa a fazer.

Manifestantes, incluindo familiares dos reféns, se reuniram do lado de fora do Capitólio dos EUA antes da reunião dos líderes para pressionar pela libertação de todos os reféns restantes em qualquer acordo.

“Não aceitar um acordo para uma libertação parcial”, disse Ilan Dalal, pai de Guy Gilboa-Dalal. “Um acordo parcial significaria que alguns dos reféns permaneceriam nos túneis por mais tempo, o que seria uma sentença de morte.”

“A maior prioridade do presidente agora no Oriente Médio é acabar com a guerra em Gaza e devolver todos os reféns”, declarou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, aos repórteres antes do jantar privado dos líderes. (Com agências internacionais).

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Últimas Notícias

Famosos

Orgulho nacional! Brasileiras roubam cena em desfile da Victoria’s Secret; veja

Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Gabriela Moura e Daiane Sodré representaram o Brasil no palco do Victoria's Secret Fashion Show

Polícia

Criança de 9 anos morre na Santa Casa após fratura no quadril

Ernahn deu entrada no hospital na noite de terça (14) e faleceu na madrugada dessa quarta-feira (15)

Cotidiano

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Calor predomina e máxima pode alcançar os 39°C, com destaque para as regiões Sudoeste e Pantaneira

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão