A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está intensificando a vigilância aérea no Mar Báltico, enquanto França, Alemanha e Suécia reforçam as defesas aéreas da Dinamarca antes de duas cúpulas em Copenhague nesta semana, após uma série de preocupantes incidentes com drones próximos a aeroportos e bases militares do país.
O número de violações graves do espaço aéreo na Europa disparou neste mês, incluindo por aviões de guerra russos. Mas nem todos os aliados da Otan concordam sobre como reagir. A Polônia está pronta para usar força letal. Outros afirmam que isso deve ser apenas um último recurso.
Independentemente de quem seja o responsável na Dinamarca, líderes europeus acreditam que a Rússia está testando a Otan. Planejadores militares em Moscou podem observar como as forças ocidentais reagem, e combater intrusões feitas por drones relativamente baratos impõe um peso financeiro aos aliados.
Após o incidente com drone na Polônia, a Otan lançou a operação Eastern Sentry, com o Reino Unido entre os aliados que enviaram mais equipamentos de defesa aérea. No entanto, esses deslocamentos também podem privar a Ucrânia dos sistemas de defesa aérea de que necessita urgentemente de seus aliados. A Otan precisa caminhar em uma linha tênue em sua resposta.
Fonte: Associated Press
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!