O Roblox, plataforma de jogos on-line, encara uma de suas maiores crises da história. A comunidade do jogo criou uma petição on-line, que já conta com mais de 100 mil assinaturas pedindo pela renúncia de David Baszucki, CEO da empresa.
O movimento surgiu após as crescentes acusações de falhas na proteção às crianças na plataforma, visto que o Roblox é voltado principalmente ao público infantil. Recentemente, a plataforma foi alvo de reclamações sobre ser propícia para exploração infantil e apresentar um ambiente perigoso aos menores.
Inclusive, a procuradora-geral Liz Murrill, do estado de Louisiana, nos Estados Unidos, entrou com uma ação judicial contra o jogo virtual, alegando que a plataforma é “o lugar perfeito para pedófilos” e permite a exploração de crianças. Ela afirma que a falta de fatores básicos de segurança, como verificação de idade ou confirmação da permissão dos pais, promove um local hostil aos jogadores.
Já o texto da petição reforça que a empresa falha em garantir um ambiente saudável e transparente, enquanto os problemas relacionados à exploração de menores continuam a aumentar.
‘Caçador de predadores sexuais’ banido
Além disso, um youtuber norte-americano, conhecido como Schlep, foi banido do Roblox recentemente. Ele atuava há anos como uma espécie de ‘vigilante digital’, caçando possíveis predadores sexuais e fazendo denúncias. Schlep, por meio de seus vídeos, expunha os abusadores e enviava as provas para as autoridades e também para a empresa do jogo.
Assim, ele conseguiu fazer com que diversos criminosos fossem punidos por suas denúncias públicas. Porém, o Roblox interpretou que os modos como ele fazia isso não era correto e optou pelo banimento do criador de conteúdo.
A decisão, defendida inicialmente por Matt Kaufman, executivo de segurança do Roblox, dizia que Schlep passou a adotar métodos que também representavam riscos, como fingir ser criança para interagir com adultos e levar conversas para fora da plataforma. Por isso, ainda que bem-intencionadas, as práticas simulavam comportamentos de predadores e tornava a situação mais perigosa.
O que é o Roblox?
Criado em 2006, o jogo Roblox ganhou grandes holofotes a partir de 2020, durante a pandemia de covid-19. Mais do que um simples jogo, a plataforma permite que os usuários criem seus próprios jogos.
Ele pode ser acessado gratuitamente pelo computador, aparelhos móveis ou consoles do Xbox (One, X e S). Além disso, a plataforma não exige idade mínima, o que fez o jogo se popularizar entre as crianças e os adolescentes.
Um dos principais fatores denunciados pela comunidade é o bate-papo virtual, que permite a interação de menores com adultos, além de possibilitar a exposição das crianças a conteúdos inadequados. Ainda, como há o espaço para a criação de jogos pelos usuários, existem opções que podem incitar violência e conter teor sexual.
Segundo pesquisa feita pela Takeaway Reality, divulgada no início de 2025, 39% dos usuários do Roblox têm menos de 13 anos.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***