Protestos no centro de Lima, capital do Peru, resultaram em ao menos 19 pessoas feridas nesse fim de semana. Os manifestantes protestam contra a mudança no sistema de aposentadoria do governo de Dina Boluarte e do Congresso. As informações foram confirmadas por ativistas dos Direitos Humanos do local.
Com alto policiamento nas ruas, os manifestantes se dirigiram até a sede do governo. Durante o protesto, pessoas chegaram a atirar pedras, bombas caseiras e fogos de artifícios contra os policiais, que revidaram com gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Um levantamento feito pela CNDDHH (Coordenadoria Nacional de Direitos Humanos) divulgou que, no último domingo (28), ao menos 18 pessoas foram feridas no protesto, um deles, um jornalista.
Manifestações
As manifestações iniciaram-se no dia 20 de setembro, quando o governo do presidente Dina Baluarte anunciou uma reforma no sistema de aposentadoria no país. Com a reforma, peruanos acima de 18 anos teriam de aderir a um novo provedor de pensão.
Além disto, os manifestantes, classificados como geração z — pessoas que nascem no fim dos anos 1990 e o início da década de 2010 —, protestam também sobre o alto índice de criminalidade no país. Entre os cartazes no meio da multidão, alguns tinham frases denunciando corrupção no governo atual do país.
*Informações F. de S. Paulo.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)