Pular para o conteúdo
Mundo

Putin reconhece culpa da Rússia em queda de avião da Embraer

Explosão com aeronave resultou na morte de 38 pessoas
Evelyn Mendes -
(Reprodução/X)

O presidente da , Vladimir Putin, admitiu ser culpado da queda de avião da Embraer. A aeronave foi atingida por um míssil russo e explodiu próximo ao avião da Azerbaidjão Airlines em 2024, resultando na morte de 38 pessoas. Putin admitiu responsabilidade pela tragédia nesta quinta-feira (9), durante uma reunião com o presidente do Azerbaidjão, Ilham Aliyev.

Esta foi a primeira fez que Putin admitiu responsabilidade pelo desastre envolvendo um avião fabricado pela brasileira Embraer. O russo afirmou que as forças de defesa aérea da Rússia haviam lançado dois mísseis para destruir drones ucranianos na manhã do acidente, e que, por uma “falha técnica”, eles explodiram a apenas 10 metros da aeronave.

Na ocasião, um voo da Azerbaidjão Airlines que partiu de Baku com destino à Rússia teve seu pouso programado na cidade russa de Grozny desviado, após problemas em seu GPS e uma aparente levar a uma “perda de controle” da aeronave.

Segundo Putin, controladores de tráfego aéreo aconselharam o piloto a tentar pousar na cidade russa de Makhachkala, mas ele tentou primeiro retornar ao aeroporto de origem e depois ao Cazaquistão, onde a aeronave caiu. O piloto até teria tentado aterrissar duas vezes, sem sucesso.

“Os dois mísseis disparados não atingiram diretamente o avião. Se isso tivesse ocorrido, ele teria caído imediatamente”, disse o presidente russo, que prometeu punir os responsáveis.

“A Rússia fará tudo o que for necessário para oferecer compensação e as ações de todos os responsáveis serão avaliadas legalmente”, acrescentou.

Desastre afetou relações entre Moscou e Baku

Ilham Aliyev, que havia acusado anteriormente a Rússia de tentar encobrir a verdadeira causa do acidente, agradeceu a Putin por fornecer “informações detalhadas sobre tragédia”, segundo comunicado divulgado pelo Kremlin.

Declarações iniciais da agência de transporte aéreo da Rússia após a queda sugeriam que o avião de passageiros fora forçado a desviar após uma colisão com pássaros.

As autoridades do Azerbaijão, por outro lado, afirmavam que o jato Embraer 190 havia sido derrubado por fogo russo. Dias depois da queda, Putin pediu desculpas pelo que chamou de “incidente trágico”, reconheceu que ataques aéreos aconteciam naquele momento, mas não admitiu responsabilidade.

A controvérsia abalou os laços antes próximos entre Moscou e Baku, com o Azerbaijão se aproximando cada vez mais dos EUA. As relações se deterioraram ainda mais após a polícia russa prender azerbaijanos suspeitos de terrorismo, e as forças de segurança do Azerbaijão prenderem supostos traficantes de drogas russos.

Putin expressou esperança de superar a tensão entre os países e reconstruir laços. “Espero que nossa cooperação não apenas seja restaurada, mas continue no espírito de nossas relações e de nossa aliança”, disse.

Ilham Aliyev e Putin estiveram reunidos em uma agenda bilateral no Tajiquistão, onde participavam de uma cúpula de países da antiga União Soviética.

*Informações UOL.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Correspondente a R$ 500,00 por animal

Esportes

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis

Cotidiano

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Existe possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A