Pular para o conteúdo
Mundo

Sudão: crianças comem ração animal para sobreviver em cidade sitiada por guerra

Conflito entre Exército e paramilitares já dura mais de dois anos e deixou milhões de deslocados
Evelyn Mendes -
Famílias do Sudão. (Foto: Reprodução/AFP)

Crianças desnutridas têm recebido ração animal no Al Saudi, em El-Fasher, no Sudão, cidade que está sitiada pelas FAR (Forças de Apoio Rápido) há quase 18 meses. O local é considerado o último centro médico em funcionamento na região de Darfur e recebe, diariamente, de 30 a 40 crianças em estado grave.

De acordo com médicos, a alimentação é feita com uma pasta viscosa produzida a partir de amendoins prensados, normalmente usada para vacas e camelos. Segundo o médico Omar Selik, até os profissionais de saúde passaram a consumir o alimento devido à falta de opções.

O cerco à cidade foi iniciado em abril de 2023, quando combatentes ergueram um muro de terra de 32 quilômetros ao redor de El-Fasher. Estima-se que 260 mil pessoas ainda estejam presas, enquanto mais de 500 mil fugiram da região. A escassez de comida elevou o preço dos alimentos: um quilo de macarrão custa cerca de US$ 73, valor dez vezes acima do normal.

Segundo a organização humanitária Emergency Response Rooms, 14 crianças morreram de desnutrição nas últimas duas semanas. Além disso, surtos de cólera foram registrados. O fornecimento de ajuda é inviabilizado porque comboios da ONU (Organização das Nações Unidas) não conseguem acessar a cidade há mais de um ano e foram alvo de ataques com .

O que está acontecendo no Sudão?

O conflito no Sudão começou em abril de 2023, quando disputas de poder entre o Exército sudanês e as FAR (Forças de Apoio Rápido) se transformaram em confrontos diretos. Desde então, a guerra já deixou dezenas de milhares de mortos e forçou cerca de 12 milhões de pessoas a abandonarem suas casas, segundo a ONU.

A região de Darfur, no oeste do país, tornou-se o principal palco dos combates. El-Fasher é a última grande cidade sob controle do Exército na área e, por isso, foi cercada pelas FAR. O cerco impede a chegada de alimentos e medicamentos, além de restringir a saída da população. Organizações internacionais acusam os dois lados de crimes de guerra, incluindo ataques contra civis e hospitais.

*Informações de agência de notícias.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued