Pular para o conteúdo
Mundo

Trump acusa Brasil e outros países de cobrar tarifas injustas dos EUA

Presidente norte-americano citou o Brasil durante discurso no Congresso
Agência Estado -
Donald Trump. (Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou o seu discurso na sessão conjunta do Congresso americano na noite desta terça-feira, 4, ressaltando as medidas tomadas por seu governo nas primeiras seis semanas da administração. Trump afirmou que seu governo estava “apenas começando”. Mais de uma vez, o republicano ressaltou que a sua vitória eleitoral foi um “mandato” da população americana.

A fala de Trump foi interrompida por protestos da bancada democrata e o congressista Al Green, do partido da oposição, foi removido do Congresso.

Após a saída de Green, Trump listou as ações tomadas pelo seu governo em temas como e burocracia federal. O presidente americano também celebrou a saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“O povo me elegeu para fazer o trabalho, e eu estou fazendo isso”, diz Trump. O presidente americano destacou que sobreviveu a múltiplas acusações criminais. Ele acusa o americano Joe Biden de orquestrar as acusações. O republicano classificou Biden como o “pior presidente da história dos Estados Unidos”.

O presidente americano também culpou Biden pela inflação e disse que quer aprovar uma legislação de corte de impostos. “Agora, pela primeira vez na história moderna, mais americanos acreditam que nosso país está indo na direção certa do que na direção errada”, disse Trump.

Tarifas

O republicano também defendeu as tarifas e citou o Brasil como um dos países que “cobram demais dos Estados Unidos”. Na terça-feira, 4, Trump anunciou tarifas de 25% em todos os produtos do Canadá e México, e de 10% em produtos chineses. Ele ressaltou que a medida serve como um incentivo para que empresas estabeleçam fábricas nos Estados Unidos.

A medida é defendida por Trump apesar de um esperado aumento nos preços dos produtos que grande parte dos americanos compram- de café a tomates e gasolina.

Uma pesquisa recente da CBS News/YouGov mostra que 80% dos americanos querem que Trump se concentre na economia e na inflação, mas apenas 29% disseram que acham que ele está priorizando “muito” a inflação.

Elon Musk

Depois de 20 minutos de discurso, Trump citou o bilionário Elon Musk pela primeira vez. O republicano agradeceu Musk por seu trabalho no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e apontou exemplos de como a ajuda internacional americana estava sendo usada antes da volta de Trump à Casa Branca.

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado pelo homem mais rico do mundo, está desmantelando agências governamentais, reduzindo a força de trabalho federal e obtendo acesso a dados confidenciais do governo – tudo em uma tentativa, segundo o departamento, de “restaurar a democracia”.

Mas a maior parte do que o Serviço DOGE dos EUA está fazendo sob o comando de Musk está sob escrutínio legal, com os tribunais analisando se isso viola as leis de privacidade, os direitos dos funcionários federais e os controles e equilíbrios da Constituição.

O DOGE agiu tão rapidamente que está sendo alvo de críticas cuidadosas até mesmo de alguns republicanos, preocupados com o fato de que os serviços básicos do governo – e a manutenção de ameaças contra o país – poderiam ser prejudicados. As pessoas que fazem a manutenção das armas nucleares dos Estados Unidos foram demitidas e depois recontratadas às pressas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com bate-papo e oficinas, UBE abre programação da 37ª Noite da Poesia nesta terça-feira

Superliga de Vôlei

O básico para não passar vergonha na Supercopa: regras, como funciona e tudo sobre vôlei

Confira escala de plantonistas nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande neste sábado

mpt-ms ministério trabalho

Canais de atendimento do MPT-MS estarão temporariamente indisponíveis neste fim de semana

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Carro bate contra muro de condomínio de luxo em Dourados e jovem fica em estado gravíssimo

Armado com faca, homem tenta matar ex-vizinho em restaurante de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Bombeiros retomam buscas por corpo de homem no Rio Anhanduí em Campo Grande

O Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelo corpo de um homem desaparecido no Rio Anhandui, em Campo Grande. Conforme informações preliminares apuradas pelo Jornal Midiamax, o homem teria sido visto por populares na tarde desta sexta-feira (17), Avenida Campestres, no Bairro Aero Rancho. Não há informações se o homem foi visto com vida ou já … Continued

Transparência

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Manifestação pede nova audiência pública e participação popular

Loterias

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 48 milhões neste sábado

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6

Esportes

Onde assistir: sábado tem Corinthians x Atlético-MG e jogos internacionais

Jogos vão ser transmitidos em canal fechado e plataformas de vídeo