Pular para o conteúdo
Mundo

Trump assina ordem executiva que desmantela Departamento de Educação dos EUA

Presidente dos Estados Unidos disse que os custos com educação serão menores e a qualidade irá aumentar
Agência Estado -
Donald Trump (Foto: Instagram/Casa Branca)

O presidente dos Estados Unidos, , assinou uma ordem executiva que desmantela o Departamento de Educação do país. “Os EUA gastam muito mais dinheiro por pessoa com educação do que qualquer outro país do mundo”, destacou o republicano. “Vamos devolver a educação americana aos estados americanos.”

Durante o evento de assinatura, Trump também afirmou que “os custos educacionais serão menores dessa maneira e a qualidade da educação será muito, muito melhor”. Ele garantiu que as funções “úteis” do Departamento serão preservadas e redistribuídas para outras pastas do . “Por exemplo, os fundos para alunos com necessidades especiais serão mantidos e transferidos”, explicou.

Em uma fala direcionada à secretária de Educação, Linda McMahon, Trump declarou: “Encontraremos o que fazer com você.”

O presidente ainda anunciou a assinatura de uma ação para intensificar a exploração de minerais críticos nos EUA e reforçou sua intenção de firmar um acordo de exploração mineral com a Ucrânia em breve. “Estamos indo muito bem com a e a Ucrânia”, acrescentou.

O Departamento de Educação dos EUA gastou mais de US$ 3 trilhões “sem praticamente nada a mostrar por isso” desde 1979, de acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca mais cedo. “Apesar dos gastos por aluno terem aumentado mais de 245% nesse período, não houve praticamente nenhuma melhoria mensurável no desempenho dos estudantes”, afirma o texto.

O governo ainda destacou que sete em cada dez alunos de quarta e oitava séries não são proficientes em leitura, e os estudantes dos EUA ocupam a 28ª posição entre 37 países membros da OCDE em matemática. “Em vez de manter o status quo que está falhando com os estudantes americanos, o ousado plano do governo Trump devolverá a educação ao lugar onde ela pertence – aos estados individuais, que estão melhor posicionados para administrar programas e serviços eficazes que atendam às suas populações e necessidades únicas”, reforça a Casa Branca.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Últimas Notícias

Trânsito

Trabalhador morre após cair de caminhão em movimento e ser atropelado no Pantanal

Rapaz se apoiava em uma corda na carroceria, mas perdeu o equilíbrio e caiu ao chão

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda