Pular para o conteúdo
Mundo

Ucrânia ataca base aérea na Rússia em meio a maior ofensiva aérea de Moscou

Contra-ataque ocorre enquanto Moscou lança a maior ofensiva aérea desde o início da invasão
Agência Estado -
(Imagem Ilustrativa)

A Ucrânia afirmou neste sábado, 5, ter atingido uma base aérea na região de Voronezh, na . Segundo o Estado-Maior das ucranianas, a base de Borisoglebsk foi alvo de um ataque que teria destruído armamentos e ao menos uma aeronave. O contra-ataque ocorre enquanto Moscou lança a maior ofensiva aérea desde o início da invasão, com centenas de drones e mísseis disparados durante a noite.

Em uma publicação no Facebook, o Estado-Maior ucraniano disse que atingiu um depósito contendo bombas planadoras, uma aeronave de treinamento e “possivelmente outras aeronaves”, descrevendo a região como a “base” dos caças russos Su-34, Su-35S e Su-30SM. As autoridades russas ainda não se pronunciaram.

Os ataques a bases aéreas em território russo têm como objetivo enfraquecer a capacidade militar de Moscou e demonstrar que Kiev mantém poder de fogo para atingir alvos estratégicos de alto valor dentro da Rússia. No mês passado, a Ucrânia afirmou ter destruído mais de 40 aviões de guerra em um ataque surpresa com drones a aeródromos localizados no território russo.

A Rússia disparou 322 drones e chamarizes contra a Ucrânia durante a madrugada, segundo a força aérea ucraniana. Desses, 157 foram abatidos e 135 foram perdidos, provavelmente por terem sido bloqueados. De acordo com a força aérea, a região de Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, foi o principal alvo do ataque. O governador Serhii Tyurin disse que não foram registrados danos, feridos ou mortes.

A Rússia vem intensificando seus ataques de longo alcance contra a Ucrânia. O país lançou seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra durante a noite de quinta para sexta-feira, 4,. O de Kiev, Vitali Klitschko, disse que o número de pessoas mortas no ataque havia aumentado para duas. Outras 26 pessoas ficaram feridas.

A nova onda de ataques ocorreu depois que o presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse na sexta-feira que teve uma ligação telefônica “muito importante e produtiva” com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo Zelenski, os dois líderes discutiram como as defesas aéreas ucranianas podem ser reforçadas, a possível produção conjunta de armas entre os EUA e a Ucrânia e os esforços mais amplos liderados pelos EUA para acabar com a guerra com a Rússia.

Perguntado por repórteres na noite de sexta-feira, 4, sobre a ligação, Trump disse: “Tivemos uma ligação muito boa, eu acho”.

Quando questionado sobre como encontrar uma maneira de acabar com a luta, Trump respondeu: “Eu não sei. Não posso lhe dizer se isso vai acontecer ou não”.

Os EUA interromperam algumas remessas de ajuda militar para a Ucrânia, incluindo mísseis de defesa aérea importantes. Os principais apoiadores europeus da Ucrânia estão avaliando como podem ajudar a suprir a falta de ajuda. Zelenski diz que estão em andamento planos para desenvolver a indústria doméstica de armas da Ucrânia, mas o aumento da escala levará tempo.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que abateu 94 drones ucranianos durante a noite entre sexta e sábado, além de outros 12 na manhã de sábado. Não foram registradas vítimas.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Últimas Notícias

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira

Cotidiano

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Feira Central disse estar comprometida em apoiar a regularização dos empresários para que operem com qualidade e dentro da lei

Emprego e Concurso

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

São 871 vagas em MS, para os câmpus da Capital e interior do Estado

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes