Um terremoto de magnitude preliminar 7,4 atingiu na manhã desta sexta-feira, 10, uma província no sul das Filipinas, no sudeste da Ásia, e matou ao menos duas pessoas. De acordo com o instituto, o terremoto teve epicentro no mar, a cerca de 62 quilômetros a sudeste da cidade de Manay, na província de Davao Oriental. O abalo foi causado pelo movimento de uma falha em uma profundidade rasa de 10 quilômetros.
Pelo menos duas pessoas morreram após ficarem presas em casas danificadas em Davao Oriental, disse o governador provincial Nelson Dayanghirang Sr. ao canal de notícias ABS-CBN, acrescentando que cerca de 250 pacientes foram retirados de um hospital danificado e seriam temporariamente alojados em tendas. Confira vídeos dos tremores:
Escuela Mapua en la ciudad de Davao, Filipinas, durante el terremoto de magnitud 7,4 que azotó anteriormente 👀👀
📹John Louie Bagot pic.twitter.com/ofpBujppbN— F. J.. . (@fjsv1974) October 10, 2025
⚠️ | El devastador terremoto de magnitud 7.4 estremeció Filipinas, dejando escenas de pánico y destrucción.
— F. J.. . (@fjsv1974) October 10, 2025
📍 El país, ubicado en el Anillo de Fuego del Pacífico, es una de las zonas más sísmicas del mundo, con más de 7,000 temblores al año, pero pocos con la fuerza de este. pic.twitter.com/8QuNZxCd2r
🔴 Este viernes, un fuerte terremoto de magnitud 7,4 se registró en el sur de Filipinas, país que la semana pasada ya había sufrido un intenso sismo que causó 74 muertos y unos 72.000 damnificados en la isla central de Cebú. pic.twitter.com/J7H4uiPw1A
— Meganoticias (@meganoticiascl) October 10, 2025
Por conta do tremor, houve a possibilidade de a região ser atingida por um tsunami de grandes proporções, de acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia que suspendeu o alerta horas depois.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, em Honolulu, afirmou que ondas perigosas poderiam ocorrer em um raio de até 300 quilômetros do epicentro. De acordo com o órgão, marés até três metros acima do nível normal podem atingir partes da costa filipina próximas ao local do terremoto, enquanto ondas menores podem alcançar a Indonésia e Palau.
Na semana passada o país sofreu com um terremoto de magnitude de 6,9 pontos, que provocou a morte de, ao menos, 74 pessoas e deixando de centenas de feridos e milhares de desabrigados.
O epicentro foi registrado a cerca de 19 quilômetros a nordeste de Bogo, cidade costeira da província de Cebu, e foi desencadeado por um movimento em uma falha geológica submarina, a uma profundidade relativamente rasa de 5 quilômetros. Foi um dos mais fortes terremotos a atingir a região central em mais de uma década e ocorreu enquanto muitas pessoas ainda dormiam.
As Filipinas ainda estão se recuperando do terremoto de 30 de setembro, com magnitude de 6,9, que deixou pelo menos 74 mortos e desalojou milhares de pessoas na província central de Cebu, principalmente na cidade de Bogo e cidades vizinhas. O arquipélago também é atingido por cerca de 20 tufões e tempestades por ano, tornando a resposta a desastres uma tarefa importante do governo e de grupos de voluntários.
Também na sexta-feira, um terremoto com magnitude preliminar de 6,0 atingiu a costa de Papua-Nova Guiné. O Serviço Geológico dos EUA informou que o epicentro foi no Mar de Bismarck, 414 quilômetros a nordeste de Lae, a segunda cidade mais populosa do país insular do Pacífico Sul. A policial de Lae, Mary Jane Huafilong, disse que nenhum dano foi relatado.
*Com informações da Associated Press.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!