Um vulcão no extremo leste da Rússia entrou em erupção pela primeira vez em 450 anos neste fim de semana. O Kracheninnikov está localizado na península russa de Kamchatka, conforme publicou a revista Exame.
Em comunicado oficial, o Ministério de Situações de Emergência informou que o vulcão de 1,8 mil metros lançou uma coluna de cinzas que alcançou 6 mil metros de altura.
“A nuvem se estendeu para o leste, em direção ao Oceano Pacífico”, diz o informe, que destaca que não há área habitada nem turistas na região.
A península de Kamchatka é uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta, com quase 30 vulcões ativos e localizada no ponto de encontro entre as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte. O território, praticamente desabitado, atrai visitantes interessados em suas paisagens montanhosas e parques naturais, conhecidos pela presença de ursos e salmões.
De acordo com o Programa Global de Vulcanismo do Instituto Smithsonian, a última erupção do Kracheninnikov havia sido registrada em 1550. O evento vem na esteira de um dos terremotos mais fortes já registrados na região.
O tremor, de magnitude 8,8, provocou um alerta de tsunami em todo o Pacífico, afetando países como Japão, México, Colômbia, Equador e o estado americano do Havaí. Na Rússia, o tsunami destruiu o porto de Severo-Kurilsk e uma área de pesca.
O terremoto que atingiu a costa da Península de Kamchatka na terça-feira (29) entrou para a lista dos dez maiores tremores já registrados no planeta, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***