Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia prende quadrilha que adulterava soja para exportação

A Polícia Civil de São Paulo prendeu quatro pessoas de uma quadrilha suspeita de adulterar soja destinada à exportação pelo porto de Santos, no litoral do Estado. Seis caminhões, com 200 toneladas de grãos que substituiriam a soja, foram apreendidos ontem e hoje, em Santos e em Salto Grande, no interior de São Paulo. O […]
Arquivo -

A Polícia Civil de prendeu quatro pessoas de uma quadrilha suspeita de adulterar soja destinada à exportação pelo porto de Santos, no litoral do Estado. Seis caminhões, com 200 toneladas de grãos que substituiriam a soja, foram apreendidos ontem e hoje, em Santos e em Salto Grande, no interior de São Paulo. O carregamento fazia parte de um esquema de adulteração de cargas de soja que funcionava havia pelo menos seis meses no Estado, informou a Polícia Civil.

O esquema, que desviou milhares de toneladas de soja que seria enviada ao exterior, era composto por motoristas, funcionários do porto de Santos e, principalmente, donos de empresas tradings (empresas que fazem a intermediação entre o exportador e o importador) compradoras e secadoras de grãos. Quatro pessoas foram presas, e três empresários, de Santos, Ourinhos e Assis, tiveram a prisão pedida hoje pela Polícia Civil.

Segundo o delegado João Beffa, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ourinhos, há seis meses sua equipe investigava o esquema. Na noite de quinta-feira, ele decidiu fazer o flagrante em caminhões que aguardavam no Posto Cometa, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), para seguir viagem ao porto de Santos.

“Ao fiscalizarmos a carga e retirarmos material para análise, percebemos que apenas 20% da carga, que estava por cima, de fato era soja; o restante era milho estragado e trigo de má qualidade”, afirmou. “A gente sabe que eles usaram outros produtos, como refugo de soja, sorgo e de alho, que nem tem preço no mercado”, disse.

Na operação, foram apreendidas as carretas, uma arma e munição, além de R$ 49,5 mil em dinheiro, que seria usado para suborno. “Todos ganhavam no esquema, caminhoneiros, funcionários do porto, como os classificadores de carga, e principalmente, os empresários que compravam a soja e carregavam os produtos falsos dentro de suas empresas”, afirmou. Segundo o delegado, o conferente, por exemplo, recebia R$ 1,5 mil para liberar a entrada de cargas no porto de Santos.

De acordo com Beffa, três caminhões com cargas de soja adulteradas foram apreendidos no porto de Santos nesta sexta-feira, mas o número de apreensões poderia ser maior. “Recentemente, 13 caminhões foram proibidos de descarregar e ficaram esperando autorização lá. Infelizmente, essas cargas não foram apreendidas”, disse. Nesta sexta-feira, o delegado pediu a prisão de donos de tradings compradoras de grãos. “Pedimos a prisão de três deles, que temos provas de envolvimento no esquema”, afirmou.

Segundo o delegado, o esquema era feito bem antes de as investigações terem início. “Desconfio que este esquema era feito havia muito tempo. E sabemos que ele não era só praticado nesta região, continua em outras regiões.” O delegado disse ter recebido muitas ligações denunciando adulterações em outras regiões do País, que ele não quis divulgar quais eram. “Temos o caso de que até soja queimada num silo que pegou fogo foi usada para adulterar cargas”, contou. Além disso, para o delegado, o esquema também ocorre com outros produtos. “Não tenho provas, por isso não posso dizer quais, mas é possível que outros produtos enviados para exportação também estejam sendo adulterados”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria