Pular para o conteúdo
Polícia

‘Enxugando gelo’: Vargas fala sobre incineração de 80 toneladas de droga

Incentivo à agricultura poderia ser solução
Arquivo -

Incentivo à agricultura poderia ser solução

Na manhã desta terça-feira (21), durante de mais de 80 toneladas de entorpecentes, o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Marcelo Vargas Lopes, falou sobre apreensões que seriam como ‘enxugar gelo’. Ele ressaltou que esta foi a maior apreensão anual no Estado e deu uma alternativa ao .

A incineração, que é realizada no frigorífico JBS, na BR-060, saída para , conta com presença de autoridades como o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) Barbosinha, delegado-geral Marcelo Vargas, entre outras autoridades.

Ao Jornal Midiamax, o delegado-geral afirmou que houve progressão nas apreensões de droga no Estado. Há aproximadamente uma década, a média era de 50 a 60 toneladas por ano e, em 2016, o valor pode chegar a 300 toneladas. “É uma situação complicada, mas tudo o que é feito a respeito do tráfico é como enxugar gelo”, afirmou.

Para Vargas, uma alternativa seria uma medida internacional, abrangendo entidades dos países de fronteira. Segundo o delegado, se houvesse incentivo na agricultura de grãos nesses países, como Paraguai e Bolívia, as pessoas poderiam deixar de lado o cultivo e tráfico de maconha e cocaína. “Hoje é mais vantajoso para eles a prática ilícita”, ressaltou o delegado.

Com incentivo aos agricultores, eles teriam condições de pagar melhores salários aos trabalhadores, evitando a ‘tentação’ de produção ilícita de entorpecentes. Ainda de acordo com o delegado-geral, com essas apreensões há remanejamento de várias equipes para reforçar o policiamento na fronteira, para tentar conter a criminalidade e o tráfico de drogas na região.

Nesta terça-feira, são incinerados 83.028,901 quilos de drogas, quase o dobro em relação ao ano passado, quando foram incinerados 48.000 quilos. A apreensão, feita em 30 cidades do Estado, é equivalente ao período entre junho de 2015 e junho de 2016. São incinerados 80.901,103 quilos de maconha apreendidos e 2.109,78 quilos de cocaína.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas