Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia pode ter mais liberdade para atuar na fronteira após reunião

Perseguição em território internacional será possível
Arquivo -

Perseguição em território internacional será possível

Na manhã desta quinta-feira (23), foi realizada reunião entre autoridades paraguais e brasileiras, para discutir a segurança na fronteira, principalmente na linha que divide Pedro Juan Caballero e , a 346 quilômetros de . A livre atuação da polícia na região foi debatida e algumas decisões foram tomadas.

Principal rota de fuga para bandidos brasileiros, território paraguaio pode passar a ser ‘utilizado’ também pela Polícia Militar brasileira. Até hoje, quando há perseguição e os suspeitos entram em território internacional, a polícia não pode entrar no país vizinho, o que facilita a ação dos criminosos na fronteira.

Segundo o coronel da PM Waldomiro Centurion Machado, a reunião desta manhã proporcionou a interação entre as forças policiais e o governador do estado paraguaio de Amambay, que demonstrou sensibilidade e comprometimento com a situação em que se encontra a linha de fronteira. “Essa reunião proporcionou falar de propostas que vem a ajudar no fortalecimento da atuação da polícia”, afirmou.

De acordo com relato do coronel ao site Porã News, foi feita proposta perante o ministro Francisco de Vargas de lançar uma análise no campo jurídico para que seja elaborado um tratado internacional, oportunizando as polícias brasileira e paraguaia para se valerem do espaço territorial da fronteira. Sendo assim, policiais podem atuar livremente em território nacional e estrangeiro, em casos excepcionais, “Voltado para o fortalecimento da preservação da ordem pública”, destacou o comandante.

O vereador Marcelino Nunes, criador do Parlim (Parlamento Internacional Municipal), relatou a necessidade da volta do parlamento. Ele ainda afirmou que a criação de um Conselho de Segurança entre as cidades brasileiras e paraguais é possível e ainda disse ser importante que o Parlim seja reativado, envolvendo comunicação entre câmara de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e conselhos formados por diversos setores da sociedade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Orionídeas: veja quando e como ver chuva de meteoros visível em todo Brasil

Vídeo: roda entorta após colisão em cruzamento no Lar do Trabalhador, em Campo Grande

Servidores públicos de Três Lagoas receberão 1ª parcela do 13° salário nesta sexta

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Adolescente que matou amigo com tiro na cabeça tentou simular crime em Nova Andradina

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Curte poesia? UBE/MS abre programação da 37ª Noite da Poesia com bate-papo literário

Programação começa nesta terça (21) e vai até sexta-feira (24), com a premiação de poetas e poetisas de MS

Cotidiano

Finados: preço de velas e flores varia até 36% em Três Lagoas, aponta Procon

Na pesquisa, foram consideradas velas de diferentes tamanhos e marcas, além de uma variedade de flores e arranjos, como coroas, buquês e plantas ornamentais

Brasil

Moraes defende reabertura de investigação sobre participação de Valdemar na trama golpista

Ministro aponta que há indícios de que presidente do PL tenha envolvimento em dois crimes, um deles, a organização criminosa

Emprego e Concurso

Inscrições para curso gratuito de eletromecânica da Suzano encerram nesta quinta-feira

Candidatos selecionados para as vagas receberão bolsa-auxílio, convênio médico e acesso a outros benefícios oferecidos pela empresa