Pular para o conteúdo
Polícia

Promotor alerta Estado sobre ofensiva do PCC e apela por mais controle na fronteira

MPE já havia identificado membros de facções criminosas na região em 2009
Arquivo -

MPE já havia identificado membros de facções criminosas na região em 2009

Atento às ações do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Mato Grosso do Sul há pelo menos sete anos, o promotor de Justiça João Linhares Júnior, titular da 4ª Promotoria de Dourados, a 225 quilômetros de , alertou autoridades estaduais e federais sobre uma possível ofensiva da pelo controle total do e armas na fronteira com o Paraguai.

Nesta quarta-feira (22), o MPE (Ministério Público Estadual) divulgou matéria em que Linhares Júnior apela às autoridades do Estado e da União que consolidem com urgência “uma política de segurança pública para a fronteira que comporte, dentre outros pontos, gestão integrada, estrutura de inteligência ampla e moderna, troca de informações interagências, prevenção e investigação eficientes”.

“Não dá para ganhar a fórmula 1, correndo com um fusquinha”, ilustrou o promotor, que em 2009 já alertava para a futura instabilidade na fronteira, depois de prender 11 traficantes vinculados a facções criminosas como PCC, CV (Comando Vermelho) e ADA (Amigos dos Amigos).  Naquele ano, a Operação Conexão 163, realizada em conjunto com a PF (Polícia Federal), desvendou crimes de tráfico de drogas.

“Isso gerou um alerta de que o nível de atuação das facções e de instabilidade na fronteira seria elevado consideravelmente nos anos seguintes”, ressaltou Linhares Júnior, que informa a presença de 730 integrantes do PCC entre os mais de 2 mil presos da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), município considerado entreposto do tráfico internacional por estar a 121 quilômetros de , que faz divisa com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Ao constatar que as facções criminosas interessadas em controlar essa fronteira esquecem as diferenças e chegar a formar alianças entre si “para alcançar resultados de seus interesses”, o promotor avalia que “a recente espiral de violência” desencadeada com o assassinato do narcotraficante Jorge Rafaat “aponta que especialmente o PCC está agindo para tomar todo o espectro criminoso e gerenciar completamente a dinâmica que envolve principalmente o tráfico de drogas, a partir do Paraguai, com passagem por Mato Grosso do Sul”.

O uso de armamento pesado na execução de Rafaat, com metralhadora antiaérea calibre .50, por exemplo, deixa claro que os criminosos têm investido pesado para obter os resultados que almejam.

“Afigura-se urgente que o Estado (União, Estados e Municípios) consolide uma política de segurança pública para a fronteira que comporte, dentre outros pontos, gestão integrada, estrutura de inteligência ampla e moderna, troca de informações interagências, prevenção e investigação eficientes, pois, ‘não dá para ganhar a fórmula 1, correndo com um fusquinha’. Nesse sentido, a implantação do Sistema de Monitoramento da Fronteira (SISFRON), projeto que está em vias de implantação em Dourados e região pelo Exército Brasileiro, revela-se como um alento e como um novo paradigma de combate ao crime organizado”, ponderou Linhares Júnior.

Nesta semana, diante do clima de insegurança na fronteira após seguidos tiroteios que culminaram na morte de mais três pessoas, o Governo do Estado enviou equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) de Campo Grande para atuar em Ponta Porã, a 313 quilômetros da Capital. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Orionídeas: veja quando e como ver chuva de meteoros visível em todo Brasil

Vídeo: roda entorta após colisão em cruzamento no Lar do Trabalhador, em Campo Grande

Servidores públicos de Três Lagoas receberão 1ª parcela do 13° salário nesta sexta

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Adolescente que matou amigo com tiro na cabeça tentou simular crime em Nova Andradina

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Curte poesia? UBE/MS abre programação da 37ª Noite da Poesia com bate-papo literário

Programação começa nesta terça (21) e vai até sexta-feira (24), com a premiação de poetas e poetisas de MS

Cotidiano

Finados: preço de velas e flores varia até 36% em Três Lagoas, aponta Procon

Na pesquisa, foram consideradas velas de diferentes tamanhos e marcas, além de uma variedade de flores e arranjos, como coroas, buquês e plantas ornamentais

Brasil

Moraes defende reabertura de investigação sobre participação de Valdemar na trama golpista

Ministro aponta que há indícios de que presidente do PL tenha envolvimento em dois crimes, um deles, a organização criminosa

Emprego e Concurso

Inscrições para curso gratuito de eletromecânica da Suzano encerram nesta quinta-feira

Candidatos selecionados para as vagas receberão bolsa-auxílio, convênio médico e acesso a outros benefícios oferecidos pela empresa