Pular para o conteúdo
Polícia

Desembargador nega liberdade e Jamil Name continua em presídio no RN

O desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), negou nesta sexta-feira (1) pedido de habeas corpus ao empresário Jamil Name, preso por suspeita de envolvimento com formação de milícia e execuções em Campo Grande. O réu foi transferido na quarta-feira (30) para Presídio Federal de Segurança Máxima […]
Arquivo -
Policiais durante cumprimento de mandados da Operação Omertà. Foto: Midiamax
Policiais durante cumprimento de mandados da Operação Omertà. Foto: Midiamax

O desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), negou nesta sexta-feira (1) pedido de habeas corpus ao empresário , preso por suspeita de envolvimento com formação de milícia e execuções em Campo Grande. O réu foi transferido na quarta-feira (30) para Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A defesa havia solicitado substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar. O pedido foi fundamentado sob a alegação de que Name é pessoa idosa acometida por várias doenças e necessita de tratamento médico, como consultas, sessões regulares de fisioterapia e alimentação controlada. Além disso afirmou que o empresário tem mais de 80 anos, motivo pelo qual caberia a substituição, e detém a guarda dos netos. 

Em sua decisão, o desembargador lembrou que Name está sendo investigado pela suposta prática dos crimes de organização criminosa, porte ilegal de arma de uso restrito, homicídios e crimes correlatos, “apontado inclusive como principal líder da , havendo indícios de ter orquestrado e determinado as execuções de Ilson Martins Figueiredo,Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier”.

“Assim, considerando a negativa anterior [Name já teve outros recursos negados], bem como o fato de as teses que amparam o pedido liminar imbricam-se com o mérito da impetração, tenho como prudente reservar-lhe o exame ao órgão colegiado. Ante o exposto, não tendo, neste momento, como configurado constrangimento ilegal passível de ser afastado mediante o deferimento da liminar ora postulada, com manifesto caráter satisfativo, indefiro-a”, decidiu.

Name Filho

Na terça-feira (29) foi suspensa a transferência de Jamil Name Filho após problemas técnicos no voo comercial. Não há data para que Jamilzinho, como é conhecido, seja transferido para Mossoró. Ele ainda ocupa uma cela do presídio federal de junto dos policiais civis Marcio Cavalcanti da Silva, conhecido como ‘Corno’ e o policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo, o ‘Vlade’.

No dia 25 deste mês, a juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, da 4ª Vara Criminal de Campo Grande, negou pedido de prisão domiciliar a Jamil Name, sendo está a quinta tentativa da defesa para que o empresário deixe o presídio que é negada. O pedido foi feito em 17 de outubro pela defesa do réu, alegando novamente idade avançada de Jamil Name e também problemas de saúde. Foram anexados ao processo laudos médicos na tentativa de comprovar um estado de saúde fragilizado. Ao todo, name já recebeu seis “não” da Justiça.

Omertà

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e o (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e .

A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de milícia armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Homem busca ajuda em shopping após ser esfaqueado na Avenida Ernesto Geisel

cepol

Homem tenta separar briga de bar e é atingido por golpe de facão no Noroeste

Homem algemado e executado com 17 tiros na fronteira com o Paraguai era brasileiro

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

O básico para não passar vergonha na Supercopa: regras, como funciona e tudo sobre vôlei

Evento ocorre nos dias 18 e 19 de outubro, no Guanandizão. Disputam o título Sesi Bauru x São Cristóvão Saúde no feminino; e Sada Cruzeiro x Itambé Minas no masculino

Cotidiano

Confira escala de plantonistas nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande neste sábado

Os atendimentos são por ordem de chegada, com prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Cotidiano

Canais de atendimento do MPT-MS estarão temporariamente indisponíveis neste fim de semana

A medida busca melhorar o desempenho e a segurança dos sistemas eletrônicos em todo o país

Polícia

Armado com faca, homem tenta matar ex-vizinho em restaurante de Campo Grande

Vítima conseguiu desarmar o suspeito usando uma barra de ferro