Pular para o conteúdo
Polícia

Liderança do PCC que substituiu Marcola em MS é alvo de operação do Gaeco

‘Maré Alta’, apontado como atual liderança do PCC (Primeiro Comando da Capital), estaria atuando a partir de Mato Grosso do Sul como substituto de Marcola, Marcos Willian Camacho, o líder da facção. Desde 6 horas desta quarta-feira (27), equipes do Batalhão de Choque acompanham o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) […]
Arquivo -
Choque auxilia o Gaeco na operação (Foto: Henrique Arakaki
Choque auxilia o Gaeco na operação (Foto: Henrique Arakaki

‘Maré Alta’, apontado como atual liderança do PCC (Primeiro Comando da Capital), estaria atuando a partir de como substituto de Marcola, Marcos Willian Camacho, o líder da facção. Desde 6 horas desta quarta-feira (27), equipes do acompanham o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no cumprimento de mandados no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.

A operação partiu do Ministério Público de Alagoas, após sete meses de investigações sobre execuções de rivais, sequestros, tráficos de droga e assaltos naquele Estado. 110 mandados de prisão são cumpridos em oito Estados do país, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, , Tocantins e Sergipe.

Equipes do Batalhão de Choque estão na em e chegaram em três viaturas e um ônibus. O presídio é comandado pela facção criminosa PCC e a princípio seria onde Maré Alta está detido. O interno ainda não foi identificado, mas para o MPAL ele é o responsável por dar ordens de matança e crimes para faccionados de todo o país.

Isolamento das lideranças

Conforme o MPAL, a intenção da operação não é apenas apreender armas e drogas, mas principalmente isolar esses líderes da nova estrutura, que tem como característica a truculência no conhecido ‘tribunal do crime’. Normalmente, pessoas que passam pelo tribunal do crime são assassinadas, degoladas e têm as mortes filmadas e exibidas nas redes sociais.

Pelas investigações, o MPAL chegou à característica da facção, que age com frieza executando jovens e até mesmo membros que atuam de forma incoerente com o estatuto do PCC.

Liderança do PCC que substituiu Marcola em MS é alvo de operação do Gaeco
Equipes chegaram em ônibus e viaturas (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Alta mobilização policial

Para garantir o cumprimento de todos os mandados de prisão, cerca de mil policiais civis e militares de Alagoas e de outros estados foram empregados na operação. Em Campo Grande o apoio é feito por militares do Choque, que atuam na contenção de presos enquanto a equipe do Gaeco cumpre os mandados.

A princípio a informação é de que estariam sendo cumpridos 12 mandados de prisão em Mato Grosso do Sul, além de mais 12 de busca e apreensão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Museu Histórico da Fronteira é implementado em patrimônio cultural de Ponta Porã

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

Últimas Notícias

Brasil

Fachin autoriza Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Fux deve ocupar cadeira deixada por Barroso, que anunciou aposentadoria esse mês

Brasil

Entidades pedem que governo crie Comissão da Verdade Indígena para apurar crimes da ditadura

A proposta é um desdobramento das conclusões de uma Comissão de 2014 que reconheceu a morte de ao menos 8.350 indígenas no regime militar

Polícia

Motorista de acidente que causou morte de adolescente recebe liberdade provisória

Adolescente de 17 anos morreu no último sábado (18), em Dourados. Motorista de 18 anos estava embriagado, participava de 'racha' e bateu contra muro residencial

Cotidiano

Turista é flagrado fazendo coco na rua em Bonito e levanta debate sobre banheiros públicos

Prefeito alega que espera verbas para a construção de um banheiro na praça central