Pular para o conteúdo
Polícia

Risco na blitz? Mesmo na pandemia, bafômetro continua em uso nas ruas de Campo Grande

Como forma de prevenção ao novo coronavírus, em algumas cidades do Brasil as blitze de trânsito foram suspensas e o uso do bafômetro restrito a casos de extrema necessidade. No entanto, em Campo Grande, as blitze têm ocorrido normalmente, assim como o uso do equipamento que atesta a porcentagem de álcool no sangue. O BPMTran […]
Arquivo -

Como forma de prevenção ao novo , em algumas cidades do Brasil as blitze de trânsito foram suspensas e o uso do restrito a casos de extrema necessidade. No entanto, em , as blitze têm ocorrido normalmente, assim como o uso do equipamento que atesta a porcentagem de álcool no sangue.

O BPMTran (Batalhão de Trânsito da ), que atua com fiscalizações diariamente chegando a realizar entre 200 a 300 testes nos casos de blitz, garante que o risco de contaminação é mínimo. “Se o policial utiliza de forma correta, como é instruído, não há risco”, afirmou o tenente do BPMTran, Idácio Riquelme ao Jornal Midiamax.

O tenente também citou os cuidados tomados pelas equipes. “Além de estamos preparados com EPI (Equipamento de Proteção Individual) como máscaras, luvas e álcool em gel, o equipamento é esterilizado, os bicos, chamados de bocal, são descartáveis”.

Desta forma, Riquelme garante que não há possibilidade de que gotículas ou outros componentes, contaminem pessoas que utilizarão o bafômetro. “O bocal vem lacrado, sendo aberto na hora do teste. A própria pessoa pega, encaixa e assopra. Caso ele aspire, o bafômetro trava”, garante. Além disso, o tenente afirma que o cuidado vem desde sempre. “Antes de existir pandemia, sempre houve esse cuidado, até porque existe contaminação por outros vírus”, destacou.

Sobre os etilômetros, três adquiridos pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito em Mato Grosso do Sul) que detectam presença de álcool à distância, também conhecidos como bafômetros passivos, o tenente explica que esses equipamentos facilitam, mas não atestam o nível de álcool.

“Eles funcionam como uma triagem. Detectam a presença de álcool com a aproximação. Se utilizarmos e ele não apontar, o condutor é liberado, caso aponte, ele deverá usar o bafômetro que irá aferir os níveis de álcool no sangue”, explicou.

O tenente ainda lembrou que na maioria dos casos, como a pessoa não é obrigada a realizar o teste, há recusa. “De 20 testes, 18 se recusam”, enfatizou. Além disso, Riquelme afirma que entre os policiais que atuam nas ruas e diretamente com as blitz de trânsito, até o momento não houve casos confirmados. “Uma policial foi confirmada com a doença, mas foi contaminada em um almoço de família”, finalizou

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria