Pular para o conteúdo
Polícia

Centro Integrado criado por Moro ajudou a prender homem que tentou matar ex em MS

O Ciof (Centro Integrado de Operação de Fronteira de Foz do Iguaçu) criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), pasta à época comandada por Sérgio Moro, auxiliou na prisão de Gabriel Matos da Silva, 26 anos, procurado pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul após ameaçar e tentar matar a ex-companheira com […]
Arquivo -

O Ciof (Centro Integrado de Operação de Fronteira de Foz do Iguaçu) criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), pasta à época comandada por Sérgio Moro, auxiliou na prisão de Gabriel Matos da Silva, 26 anos, procurado pela Polícia Civil de após ameaçar e tentar matar a ex-companheira com um facão.

O acusado foi preso no último domingo (21) no município de Almas (TO). Ele foi localizado na casa de familiares, graças a um trabalho conjunto realizado pela Polícia Civil de , a 384 quilômetros de , com apoio do Ciof.

Ciof

O Centro Integrado de Operação de Fronteira de Foz do Iguaçu (Ciof) foi inaugurado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em dezembro do ano passado, para combater o crime organizado, intensificar a integração entre os agentes de segurança pública e fortalecer o monitoramento nas fronteiras brasileiras.

Baseado nos modelos dos escritórios norte-americanos de monitoramento após os atentados de 11 de setembro de 2011, o centro brasileiro funciona em uma área de 600m² no Parque Tecnológico de Itaipu.

O Ciof envolve todos os atores de segurança pública que antes exerciam suas funções isoladamente, ou em conjunto, mas nunca efetivamente coordenados, como polícias estaduais, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF – antigo Coaf), Receita Federal, Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica internacional (DRCI), Departamento Nacional Penitenciário (), entre outros órgãos.

Tentativa de feminicídio

O caso aconteceu na cidade de Costa Rica. Gabriel invadiu a casa da ex-companheira e passou a agredi-la na frente do filho dela, de 2 anos, e da mãe dela. Depois de quase decepar braços e mãos da vítima, fugiu pulando muros.

O homem não aceitava o fim do relacionamento e já tinha histórico de . A polícia tentou prendê-lo em Mato Grosso do Sul, mas ele conseguiu escapar, motivo pelo qual foi pedido apoio ao Ciof.

Foi descoberto que ele havia voltado para o lugar onde nasceu, e logo ele foi preso. Conforme o delegado Gustavo Mendes, responsável pelo inquérito junto à Delegacia de Polícia de Costa Rica, Gabriel ameaçava matar também o atual namorado da ex, um motorista de 28 anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

VÍDEO: Picape fura preferencial e motociclistas são arremessados na Manoel da Costa Lima

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Vítima estava com vários ferimentos no rosto e na cabeça

Política

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Prefeitos apontam investimentos, tecnologia e desburocratização como fator de impulsão do setor

Cotidiano

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Ação da PRF irá arrecadar fraudas infantis de todos os tamanhos e fraldas geriátricas dos tamanhos P e M até 15 de novembro

Polícia

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

Vítima encontrada morta neste sábado teria aproximadamente 50 anos