Pular para o conteúdo
Polícia

Atual chefe do DOF deve assumir comando-geral da Polícia Militar de MS

O atual comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), coronel Marcos Paulo Gimenez, deve assumir o comando-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, conforme apurado pelo Jornal Midiamax. O atual chefe da instituição, coronel Waldir Ribeiro Acosta, deixa o cargo e vai para reserva, espécie de aposentadoria dos servidores militares. O coronel […]
Arquivo -

O atual comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), coronel Marcos Paulo Gimenez, deve assumir o comando-geral da de Mato Grosso do Sul, conforme apurado pelo Jornal Midiamax. O atual chefe da instituição, coronel Waldir Ribeiro Acosta, deixa o cargo e vai para reserva, espécie de aposentadoria dos servidores militares.

O coronel Marcos Paulo já foi comandante do Batalhão de Choque e, antes de assumir o comando do DOF, em abril de 2019, no lugar do coronel Kleber Haddad Lane, atuou como subcomandante da Academia da Polícia Militar.

O coronel Haddad foi preso, na sexta-feira (15), durante a Operação Avalanche. Ele e mais 6 oficiais da cúpula da PMMS são suspeitos de integrarem quadrilha de contrabando de cigarro do Paraguai por rodovias de Mato grosso do Sul, chamada de “máfia dos cigarreiros”. O ex-comandante do DOF acabou sendo dispensado nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial do cargo que ocupava na Sejusp, com salário de R$ 8,5 mil.

A operação, realizada pelo (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao ) contou com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar e é a terceira fase da Oiketicus, que teve sua primeira fase deflagrada em 2018 com prisão de mais 29 policiais militares sul-mato-grossenses.

Atual Comando da PM 

Atualmente o comando da Polícia Militar do Estado é do coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, que está no cargo desse 2017. Antes de assumir o comando da PM em Mato Grosso do Sul, o coronel tinha sido comandante do Policiamento Metropolitano, comandante da PMR (Polícia Militar Rodoviária), comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar em .

A troca do atual comando da Polícia Militar deve acontecer ainda nesta semana.

Terceira fase Oiketicus

A operação Avalanche é um desdobramento da Oiketicus e está em sua terceira fase, com cumprimentos de mandados em várias cidades do Estado. Em , a casa do comandante do 3º batalhão local da PM também foi alvo de cumprimento de mandado de busca e os agentes saíram do local com vários documentos. O comandante foi levado para o batalhão de polícia da cidade e contra ele havia um mandado e prisão.

A primeira fase da Operação Oiketikus foi desencadeada pelo Gaeco do Ministério Público Estadual e pela Corregedoria Geral da Polícia Militar, em 2018 e levou a prisão cerca de 29 policiais que foram denunciados por corrupção passiva e organização criminosa, por integrarem a chamada “Máfia dos Cigarreiros”.

As investigações iniciaram em abril de 2017 e apontaram que policiais militares de Mato Grosso do Sul davam suporte ao contrabando, mediante pagamento sistemático de propina, interferindo em fiscalização de caminhões de cigarros para que não ocorressem apreensões de cargas e veículos, além de adotarem outras providências voltas para o êxito do esquema criminoso. Os cigarreiros agiam associados desde o início de 2015, estruturalmente ordenados e com divisão de tarefas. As atividades eram desenvolvidas em dois grandes núcleos.

Prisões de militares

Foram presos nesta terceira fase da Oiketicus, sete oficiais da Polícia Militar do Estado que estavam envolvidos com o contrabando de cigarros, são eles: tenente-coronel Kleber Haddad Lane, tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, tenente-coronel Wesley Freire de Araújo, do tenente-coronel Carlos da Silva, do major Luiz César de Souza Herculano, tenente-coronel Erivaldo José Duarte, e tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulheres em moto paraguaia vão parar embaixo de caminhão após acidente com fraturas

Dourados passará a oferecer consultas com neuropediatra na rede municipal de saúde

Com oficinas e mentorias, MS Fashion Hub oferece experiência imersiva de moda em Campo Grande

Casos de trombose chegam a quase mil por ano em MS; condição pode levar à morte

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

upa moreninha

Mulher tem a perna decepada com facão e motosserra durante tentativa de feminicídio

Últimas Notícias

Brasil

Ônibus tomba na BR-423 e deixa 15 mortos

Ônibus tinha mais de 30 passageiros

Brasil

Polícia investiga celulares de noivo e sogro de mulher flagrada em casa paroquial

Noivo e sogro são investigados por cometer ao menos cinco crimes

Cotidiano

Após chuva, umidade relativa do ar aumenta para 87% em Campo Grande

As cidades da região centro-sul do estado amanheceram com pancadas de chuvas em diferentes intensidades

Transparência

Construtora vai pavimentar loteamento em Itaporã por R$ 629 mil

Empresa terá 180 dias para concluir a obra