Pular para o conteúdo
Polícia

Criminosos criam perfil falso da Polícia Civil de MS no Instagram para golpes de estelionato

A Polícia Civil de MS identificou que um grupo criminoso criou perfil falso da instituição para aplicar golpes. O perfil políciacivil.ms no Instagram servia como referência para que os golpistas identificassem as possíveis vítimas e já foi retirado do ar. Conforme as informações da polícia, os criminosos atuavam de duas formas. Na primeira, eles mantinham […]
Arquivo -

A Polícia Civil de MS identificou que um grupo criminoso criou perfil falso da instituição para aplicar golpes. O perfil políciacivil.ms no Instagram servia como referência para que os golpistas identificassem as possíveis vítimas e já foi retirado do ar.

Conforme as informações da polícia, os criminosos atuavam de duas formas. Na primeira, eles mantinham contato com hospitais e clínicas no Estado para obterem informações e dados cadastrais de pacientes internados. Assim, solicitavam depósitos bancários com a justificativa de compra de materiais e realização de exames dos pacientes internados.

Tais pagamentos extras constaram para várias pessoas internadas por causa do . Esse tipo de seria uma derivação de crimes ocorridos em todo o Estado em que os autores estelionatários são detentos, que usam dos dados das vítimas para pedirem dinheiro, mudando apenas a razão do pedido dos valores.

A segunda maneira de atuação do grupo criminoso é por meio de encaminhamento de e-mail para vítimas em potencial, com um link falso da Delegacia Virtual de MS, com imagens falsificadas. Assim eles pediam os dados pessoais das vítimas, fingindo que seria para conclusão de registro de boletim de ocorrência.

Este crime foi registrado em e a população local já foi informada da existência da prática desse delito e orientada a não acessar o link, uma vez que a Polícia Civil não solicita a confirmação de dados para conclusão de boletim de ocorrência via e-mail.

Golpes na internet

Em 2019 foram registradas 3.508 ocorrências dos mais variados delitos, praticados em ambiente cibernético. Este ano, até o mês de abril, existe o registro de 1.189 fatos com as mesmas características.

Especificamente quanto aos crimes de estelionato por meio da internet foram registradas 847 ocorrências policiais no ano de 2019, enquanto que nos primeiros quatro meses de 2020, foram noticiados 329 fatos típicos.

Apenas no período referente ao início da quarentena no – 16 de março à 20 abril – foram registradas 68 ocorrências de estelionato ocorrido via internet. No mesmo período, em 2019, foram registradas 72 ocorrências.

A Polícia Civil faz um alerta para esse tipo de golpe, desconfiando sempre de e-mails ou mensagens recebidas em nome da polícia.  Dúvidas sobre o funcionamento da Delegacia Virtual podem ser esclarecidas pelo telefone 3318-7981.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que ameaçou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Ozempic, Bobbie Goods: Gatos para adoção com nomes inusitados viralizam na web

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Próxima Bienal do Livro em Campo Grande já está sendo planejada e tem datas previstas

Bons resultados da primeira edição garantiram o planejamento de uma segunda

Trânsito

‘Onda Verde’ está ativa em 12 vias da Capital, mas ainda desafia motoristas

Especialista explica como ter melhor proveito dos corredores de tráfego otimizados

Transparência

Investigador é demitido por virar réu em golpe de vendas de veículos em MS

A demissão foi publicada por meio de resolução no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira

Cotidiano

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Pets desapareceram neste final de semana nos bairros Jardim Ouro Preto, Vila Morumbi e Vila Serradinho